Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

25 de Abril A génese/embrião da denominada "Revolução dos Cravos" remonta a Março de 1961, data em que começam os primeiros motins no norte de Angola.

Ao longo dos 13 anos da Guerra Colonial houve baixas de cerca de dez mil mortos e vinte mil inválidos entre os soldados portugueses e mais de cem mil vítimas que viviam nas "Províncias Ultramarinas" portuguesas.

Assim, um grupo de militares planeia um golpe de estado, para derrubar o governo pela força. Criam o Movimento das Forças Armadas (MFA), liderado por Otelo Saraiva de Carvalho.

O dia 25 de abril de 1974 foi a data escolhida e a revolta estava em curso. (Continuar a ler)
25 de Abril Nos preparativos do golpe de estado, foram escolhidas duas músicas que serviriam de senha para o início da revolução do 25 de abril de 1974.

A música "E Depois do Adeus", transmitida pelos Emissores Associados de Lisboa (EAL), às 22h55m do dia 24 de Abril de 1974, era a ordem para as tropas se prepararem e estarem a postos.

A música "Grândola, Vila Morena" de Zeca Afonso, transmitida pela Rádio Renascença, foi a 2ª senha, e dava ordem da saída dos quartéis.
Entrar na exposição
Arraste para navegar