Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

O Transístor Em 1948, três investigadores americanos da Bell Labs, John Bardeen, Walter Houser Brattain e William Bradford Shockley demonstram o efeito transístor. ​

O primeiro transístor de silício funcional foi desenvolvido pela Bell Labs em Janeiro de 1954, nesse mesmo ano, a Texas Instruments, detentora de direitos sobre o transístor, alia-se à Idea e nasce a Regency, a intenção era criar um produto que demonstrasse todo o potencial desta nova invenção, o rádio transístor.

O uso de transístores, em vez da válvula como elemento amplificador, traduzia-se num equipamento mais barato, mais pequeno que exigia muito menos energia para operar e era mais resistente a choques, funcionava instantaneamente porque não havia filamentos para aquecer.​
Entrar na exposição
Arraste para navegar
Rádio

O receptor de rádio transistorizado foi, durante muito tempo, sinónimo de transístor, o primeiro "transístor" foi a revolução que se podia levar no bolso para qualquer lado e pelo seu preço, muito mais barato, era agora acessível a muito mais gente, a Rádio democratizava-se.

Televisão

Em 1959 a Sony adapta a tecnologia do transístores, já utilizada nos receptores de rádio, e lança no mercado o primeiro televisor inteiramente transistorizado, o TV-8-301, em Maio de 1960.

O uso de transístores na montagem dos receptores de televisão, em vez de válvulas, para além da drástica redução de preços, levou também à miniaturização dos equipamentos, esta revolução, que começou com os receptores de rádio, rapidamente se estendeu aos televisores e aos restantes componentes electrónicos que nos rodeiam actualmente.