1819 Hans Christian Ørsted ver mais
+
-
Hans Christian Ørsted Hans Christian Ørsted (1777-1851) Físico e químico dinamarquês, dedicou-se ao estudo do electromagnetismo, descobriu a existência de campos magnéticos criados por correntes eléctricas (1819). Esta descoberta serviu de base à teoria do electromagnetismo e para as investigações que levaram à invenção da rádio, da televisão e, mais recentemente, das fibras ópticas.
1821 André Marie Ampere ver mais
+
-
André Marie Ampere André Marie Ampere (1775-1836). Físico e matemático francês cujo trabalho estabelece as bases científicas do electromagnetismo. Inventou o galvanómetro e o electroíman (1821). Estabeleceu a relação entre a electricidade e o magnetismo. Empresta o seu nome à unidade de medida da corrente Ampere.
1825 Georg Simon Ohm ver mais
+
-
Georg Simon Ohm Georg Simon Ohm (1789-1854) Físico e matemático alemão, desenvolveu a primeira teoria matemática da condução eléctrica nos circuitos. Propôs a relação R=V/I que veio a tornar-se conhecida como a Lei de Ohm (a corrente que circula num circuito com uma resistência de 1Ohm submetida a uma tensão de 1 Volt é de 1 Ampere).
1831 Michael Faraday ver mais
+
-
Michael Faraday Michael Faraday (1791-1867) Físico e químico britânico que se dedicou ao estudo da indução electromagnética. Demonstrou que era possível converter energia mecânica em energia eléctrica. As suas concepções teóricas, entre as quais as que tratam das linhas de força, serviram de base aos trabalhos de Maxwell para o estabelecimento da moderna teoria das ondas electromagnéticas. Pioneiro no campo da electricidade, inventou o motor, o gerador e o transformador eléctricos.
1835 Samuel Morse ver mais
+
-
Samuel Morse Samuel Morse (1791-1872)
Inventor americano do código morse e do telégrafo (1835), o primeiro aparelho que permitiu a comunicação à distância através de fios e da electricidade. Em 1844, Morse transmitiu a primeira mensagem telegráfica pública e demonstrou como o telégrafo era capaz de enviar sinais rapidamente e a grandes distâncias.
1840 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Faraday formula a Teoria da Indução Electromagnética que estabelece a relação entre a electricidade e o magnetismo.
1842 Alexander Bain ver mais
+
-
Alexander Bain Inventou o telégrafo de gravação electroquímica que estabeleceu os princípios de gravação fac-símile.
1844 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Samuel Morse (EUA) transmitiu a primeira mensagem por telégrafo, a 24 de Maio, de Washington DC para Baltimore Md, perpetuada pela frase “What God hath wrought” (o que Deus forjou).
1851 Heinrich Daniel Ruhmkorff ver mais
+
-
Heinrich Daniel Ruhmkorff Mecânico e electricista alemão inventa a Bobina de Ruhmkorff, que transforma a baixa tensão de uma pilha em alta tensão.
1853 Lord Kelvin (Escócia) ver mais
+
-
Lord Kelvin (Escócia) Publicou um artigo sobre a análise matemática da corrente eléctrica transitória, que explicava a natureza oscilatória das descargas nas garrafas de Leyden.

Lord Kelvin (William Thomson) chamou então “capacidade electrodinâmica” àquilo que se viria a chamar posteriormente “indutância”. (Bravo, 1999)
1857 Heinrich Geissler (Alemanha) ver mais
+
-
Heinrich Geissler (Alemanha) Demonstrou o efeito de uma alta voltagem sobre gases num vácuo parcial, tendo inventado o Tubo de Geissler.
1858 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Lançamento do primeiro cabo metálico submarino transatlântico, que estabelecia a ligação entre a América do Norte e a Inglaterra.

O cabo, com uma largura de banda limitada (apenas transportava duas palavras por minuto), viria a falhar após algumas semanas. O primeiro cabo com sucesso foi lançado em 1866.
1864 James Clerk Maxwell (1831-1879) ver mais
+
-
James Clerk Maxwell (1831-1879) Físico, filósofo e matemático escocês, dedicou-se ao estudo dos fenómenos eléctricos e magnéticos, tendo identificado o éter, através do qual a luz e o calor penetram no Universo. As suas obras “Teoria Dinâmica do Campo Electromagnético” e o “Tratado sobre a Electricidade e o Magnetismo”, preparam o caminho para a invenção da rádio.
1873 Samuel J. May (Irlanda) ver mais
+
-
Samuel J. May (Irlanda) Samuel Joseph May (Irlanda) descobre o efeito fotoeléctrico: barras de selénio expostas à luz do sol, apresentam variações de luz na sua resistência eléctrica, que podem ser transformadas em sinais eléctricos.
1875 Georges Carey (EUA) ver mais
+
-
Georges Carey (EUA) Georges Carey (EUA) propõe um sistema baseado na exploração simultânea de cada um dos pontos de uma imagem: um elevado número de células fotoeléctricas dispostas em painel, colocado defronte da imagem a transmitir e ligado a um outro painel preenchido com lâmpadas de número igual ao das células.
1876 Alexander Graham Bell (EUA) ver mais
+
-
Alexander Graham Bell (EUA) Alexander Graham Bell (EUA), recebeu uma patente americana para o telefone, cuja apresentação pública teve lugar na Exposição do I Centenário dos EUA, em Filadélfia.

Thomas Alva Edison (EUA), Elihu Thomson (EUA) e Silvanus P. Thomson (Inglaterra), descreveram experiências com descargas de faíscas.
1877 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 21 de Novembro Thomas Edison inventa o fonógrafo (Phonograph), o primeiro sistema de gravação e reprodução sonora. O dispositivo, totalmente mecânico, permitia registar sons e ouvi-los posteriormente.

De uma forma elementar, o fonógrafo continha os princípios básicos da gravação e reprodução mecânica do som.
1877 Thomas Alva Edison (1847-1913) ver mais
+
-
Thomas Alva Edison (1847-1913) Inventor e empresário americano. Entre os seus inventos que mais contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada eléctrica incandescente, o gramofone, o fonógrafo, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone.

O seu trabalho contribuiu, ainda, para invenções como o telégrafo, o telefone, o mimeógrafo, a máquina de escrever, a câmara cinematográfica e o comboio eléctrico.
1878 Adriano de Paiva (1847-1907) ver mais
+
-
Adriano de Paiva (1847-1907) Cientista e professor português, é considerado o precursor do conceito de televisão, tendo estudado a possibilidade de transmitir imagens animadas à distância. A ideia ganha originalidade pelo facto de ter sido o primeiro a propor o uso de selênio no desenvolvimento do que denominou como um sistema de "telescopia eléctrica".
1878 William Crookes (Inglaterra) ver mais
+
-
William Crookes (Inglaterra) Demonstrou as propriedades físicas e químicas dos raios catódicos (feixes de partículas produzidos por um eléctrodo negativo, o cátodo, de um tubo contendo gás comprimido).
1878 David Edward Hughes (EUA) ver mais
+
-
David Edward Hughes (EUA) Inventa o microfone de carvão, constituído por 3 peças de carvão, contribuindo para o desenvolvimento do telefone, do telégrafo impresso e da balança de indução. Demonstrou a transmissão de sinais de rádio a curtas distâncias. O seu sistema de detecção, precursor do coesor, consistia numa agulha de aço e num bloco de carbono, que fazia circular ondas electromagnéticas pelo ponto de contacto, fazendo de condutor.
1880 Jacques e Pièrre Curie (França) ver mais
+
-
Jacques e Pièrre Curie (França) Demonstraram que se gerava um potencial eléctrico quando se comprimiam cristais de quartzo, a piezoelectricidade ou efeito piezoeléctrico.
1881 Constantin Senlecq (França) ver mais
+
-
Constantin Senlecq (França) propõe um sistema de transmissão de imagem idêntico ao de Georges Carey, e que constituirá a base da moderna televisão. Utilizavam-se 2 comutadores rotativos entre o painel de células e o de lâmpadas. Os 2 comutadores rodavam no mesmo sentido e à mesma velocidade, ligando de cada vez uma célula com a respectiva lâmpada, transmitindo sequencialmente todos os pontos da imagem, através de um único fio entre os painéis.

1883 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Thomas Alva Edison (EUA), patenteou a válvula de Edison, precursora da válvula de rádio, constituída por uma lâmpada incandescente com uma placa metálica no interior, em volta do filamento. Descobriu o efeito termiónico ou efeito de Edison, demonstrou a formação de uma corrente eléctrica fraca entre um filamento aquecido e uma placa metálica no vácuo parcial.
1884 Paul Julius Gottlieb Nipkow ver mais
+
-
Paul Julius Gottlieb Nipkow Engenheiro e inventor alemão, pioneiro da televisão conhecido por ter inventado o Disco de Nipkow em 1884, o primeiro sistema mecânico de televisão, que consistia num disco com orifícios equidistantes dispostos em espiral que permitia a formação da imagem.

1884 Calzecchi-Onesti (Itália) ver mais
+
-
Calzecchi-Onesti (Itália) Desenvolve as primeiras experiências com um tubo de vácuo, que acabarão por estabelecer os fundamentos científicos do “cohesor”.
1887 Nicola Tesla (1856-1943) ver mais
+
-
Nicola Tesla (1856-1943) Engenheiro croata, radicado nos EUA, trabalhou com Edison e, posteriormente, nas oficinas de Westinghouse, foi o inventor do motor de indução (1887), que funciona com corrente alternada (CA).

Em 1914 processou judicialmente Marconi argumentando ter inventado a rádio primeiro. O veredicto é emitido em 1943 tendo a Corte Suprema de Justiça deliberado a favor de Tesla retirando a patente a Marconi.
1887 Heinrich Rudolph Hertz (1857-1894) ver mais
+
-
Heinrich Rudolph Hertz (1857-1894) Físico alemão que demonstrou a existência da radiação electromagnética criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio. Em 1887 constrói uma “bobina de indução”, capaz de produzir e gerar ondas electromagnéticas, foi precursor da TSF, tornando-se o primeiro a radiodifundir e a receber ondas de rádio, provando que a teoria de Maxwell era correcta. Considerado pioneiro da rádio experimental empresta o seu nome à unidade de medida da frequência, com a abreviatura “Hz”.
1887 Emile Berliner ver mais
+
-
Emile Berliner Inventou o “Gramofone”, primeira máquina de gravar e tocar discos que fazia a leitura horizontal do disco, um modelo de 78 rotações, de vidro laminado.
1890 Edouard Branly (1844-1940) ver mais
+
-
Edouard Branly (1844-1940) Físico francês inventor do “Cohesor”, primeiro aparelho detector das ondas de rádio (ondas hertzianas), que permitia a recepção de sinais de telegrafia sem fios. Este aparelho foi utilizado por Marconi para transmissões à distância.
1890 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Nicolas Tesla inventa a Bobina de Tesla, uma bobina electromagnética capaz de gerar tensões elevadas de alta-frequência (rádio frequências) que, segundo alguns autores, esteve na base da rádio e da televisão.
1893 Roberto Landell de Moura ver mais
+
-
Roberto Landell de Moura Padre brasileiro, visto como um dos pioneiros da rádio e o pai da rádio no Brasil, é considerado por alguns investigadores como sendo o primeiro, antes mesmo de Marconi, a realizar com êxito experiências de transmissão e recepção sem fio, da voz.

Construiu diversos aparelhos marcantes para a história da rádio: transmissor de ondas, um telefone e um telégrafo sem fios.
1895 Alexander Stepanovich Popov ver mais
+
-
Alexander Stepanovich Popov Físico russo, pioneiro da radiotelegrafia, dedicou-se ao estudo dos fenómenos radioeléctricos, tendo inventado a antena. Projectou um rádio receptor que permitia receber sinais transmitidos por meio de ondas electromagnéticas, tendo transmitido e recebido a primeira mensagem telegráfica sem fios (1895).
1895 Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) ver mais
+
-
Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) Físico alemão descobriu a 8 de Novembro uma nova forma de radiação electromagnética nos comprimentos de onda: os Raios X.
1895 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Giuglielmo Marconi (Itália), conseguiu fazer a primeira transmissão sem fios à distância, utilizando uma bobina de faísca como emissor e um coesor como detector. Este feito é considerado como o marco do nascimento da radiotelegrafia.
1896 Guglielmo Marconi ver mais
+
-
Guglielmo Marconi Físico italiano, inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios, em 1896, Nobel da física em 1909. A teoria da propagação no espaço das ondas electromagnéticas, formulada por James Clerk Maxwell, e comprovada experimentalmente por Heinrich Hertz, em 1888, foi utilizada por Marconi entre 1894 e 1895.
1897 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Marconi funda a Marconi Wireless Telegraph Company, a primeira empresa do Mundo a operar comunicações telegráficas sem fio.

Karl Ferdinand Braun (Alemanha), construiu o seu primeiro tubo de raios catódicos para utilizar como osciloscópio, um antepassado do moderno ecrã de televisão.

Braun desenvolveu um sistema de telegrafia sem fios com uma antena de acoplamento indutivo num emissor de faísca e sintonia por circuito ressonante, como receptor. Braun substituiu o coesor por um detector de cristal.
1897 Karl Ferdinand Braun (1850-1918) ver mais
+
-
Karl Ferdinand Braun (1850-1918) Pioneiro da radiotelegrafia, desenvolveu certos circuitos electrónicos e os estabilizadores de cristal. Também se dedicou ao estudo dos raios catódicos e deu seu nome, tubo de Braun, ao oscilógrafo catódico por ele inventado (1897). No ano seguinte passou a pesquisar em telegrafia sem fio, obtendo os primeiros sucessos concretos quatro anos depois (1902).
1897 Joseph John Thompson (1856-1940) ver mais
+
-
Joseph John Thompson (1856-1940) Joseph John Thompson (Inglaterra), Nobel da Física em 1906, dedicou-se ao estudo da transmissão da electricidade através de gases, tendo identificado os raios catódicos como partículas com uma carga muito pequena, os electrões.
1898 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Valdemar Poulson solicita uma patente para o "Telegraphone," o primeiro gravador magnético que grava num fio de aço.

Michael Idvorski Pupin (EUA), recebeu a patente americana pelo detector electrolítico.

Oliver Lodge (EUA), recebeu uma patente americana pelo seu sistema de sintonia de circuito de rádio.
1899 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Março é fundada a “American Wireless Telephone and Telegraph Co”, a primeira companhia americana de rádio.

Marconi faz a primeira transmissão em telegrafia sem fios através do Canal da Mancha a 27 de Março. (Bravo, 1999)

Primeira mensagem de emergência feita, através da rádio, pelo navio “East Goodwin Sands” ao largo da costa britânica, após ser abalroado pelo navio a vapor “R.F. Mathews”.
1900 Patente 7777 ver mais
+
-
Patente 7777 Marconi recebe a patente 7777 para a telegrafia multiplex por meio de uma antena simples e para um sistema sintonizado de telegrafia sem fio, o antepassado de muitos circuitos sintonizados que se seguiram.
1900 Reginald Aubrey Fessenden ver mais
+
-
Reginald Aubrey Fessenden Reginald Aubrey Fessenden (EUA) efectua, a partir de Cobb Island, a primeira transmissão de uma mensagem falada, utilizando um transmissor de faísca.
1901 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Fessenden solicitou a patente americana para um sistema de telefonia sem fios e para um método de recepção de ondas não amortecidas conhecido por sistema heterodino ou de batimento.

Marconi realiza a primeira transmissão transatlântica sem fios, ao enviar a letra “S” do código de Morse. O sinal foi transmitido de Poldhu, no sudoeste de Inglaterra e recebido em S. João da Terra Nova.

A 9 de Março é feito o primeiro contacto via rádio (morse), em Portugal (entre o Forte da Raposeira, na Trafaria e o Forte do Alto da Ajuda), levado a cabo pelo Capitão João Severo da Cunha e o Tenente Pedro Alvares.*

A 19 de Agosto, durante manobras navais militares com navios ingleses, trocaram-se mensagens via TSF entre o cruzador D. Carlos e os navios ingleses.

Em Dezembro são aprovados os princípios gerais dos Correios e Telegraphos e decretos que “(…) limitam no governo o direito de executar experiências e ensaios de telegraphia eléctrica ou de outra espécie, comprehendendo neste exclusivo a telegraphia sem fios (…)”.
1902 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Cornelius Dalzell Ehret (EUA), solicitou a 10 de Fevereiro, 2 patentes para um método de modulação por variação da resistência ou reactância de um oscilador. (Bravo, 1999)

Marconi inventa o detector magnético.

A 26 de Maio são efectuadas experiências de TSF, com o pessoal dos Correios e Telegraphos, trocando-se mensagens entre a estação de semáforos de Cascais e o cruzador D. Carlos.

José Celestino Soares, estudante da Escola Politécnica de Lisboa, faz os primeiros ensaios com um emissor amador de TSF.
1903 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Fessenden solicitou a 9 de Abril, a patente americana para um detector electrolítico, que se alicerça no sistema rectificador.

Owen Willans Richardson (Inglaterra), mostrou que a emissão termiónica com corrente de saturação em válvulas de alto vácuo se devia a electrões livres emitidos pelo filamento aquecido e eram dependentes da temperatura absoluta e do comportamento do filamento. (Bravo, 1999)

É transmitida a primeira mensagem via rádio dos EUA para o Reino Unido.

O navio mercante “Portugal”, equipado com um sistema de TSF, torna-se a primeira embarcação civil portuguesa equipada com um sistema de telecomunicações sem fios.
1904 John Ambrose Fleming ver mais
+
-
John Ambrose Fleming Engenheiro electrónico e físico britânico, aluno de Maxwell trabalhou com Edison e, posteriormente com Marconi, na qualidade de conselheiro científico, em 1904 inventou o díodo, detector para sinais de radiofrequência, o primeiro detector electrónico das ondas de rádio. Semelhante à lâmpada de Edison, o primeiro díodo foi construído num invólucro de vidro "fechado a vácuo" e era constituído por 2 eléctrodos (ânodo e cátodo).
1904 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides John Ambrose Fleming (Inglaterra), solicitou a patente britânica para a invenção da válvula de vácuo de 2 elementos, o díodo, usada como detector sinais de radiofrequência.

Marconi aplica às radiocomunicações a Válvula Termiónica, inventada por Fleming.
1905 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A Direcção Geral de Telegraphos, Correios e Telefones firmou um contrato provisório com a Eastern Telegraph para a montagem de postos de radiotelegrafia nos Açores.
1906 Lee De forest ver mais
+
-
Lee De forest Físico americano, considerado o pai da rádio nos EUA, dedicou-se ao estudo e desenvolvimento de componentes e aparelhos dedicados à gravação e reprodução de sons, assim como instrumentos de aplicação nos campos da electromedicina e da telefonia.
Notabilizou-se enquanto inventor do tríodo ou audion (1906), uma válvula electrónica de 3 elementos (cátodo, ânodo e grelha). O Tríodo, um aperfeiçoamento da válvula de Fleming (díodo), foi o primeiro dispositivo electrónico capaz de amplificar tensões eléctricas.
1906 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Fessenden consegue com êxito a primeira transmissão de mensagens a longa distância, através do Oceano Atlântico, entre duas estações: uma em Brant Rock (Massachussets) e outra em Machrihanish (sudoeste da Escócia).

O engenheiro Ettori Bellini (Itália), leva a cabo os primeiros ensaios com detectores de direcção de sinais de rádio, com a ajuda do capitão Alessandro Tosi. Estes estudos conduziram Bellini e Tosi à invenção dos rádios goniómetros, aparelhos que permitem aos navios e aviões determinar sua localização e a direcção em que estão se deslocando.

Realização da Iª Conferência Internacional de Radiotelegrafia, em Berlim, donde saíram várias medidas, como a criação da União Radiotelegráfica Internacional (URI), o princípio da obrigatoriedade de comunicações entre navios e estações costeiras e as primeiras regras para a telegrafia sem fios.

H.C. Dunwoody (EUA), descobriu as propriedades rectificadoras dos cristais de carborundo, capazes de detectar ondas de rádio mais eficazmente que o coesor de Branly. O cristal detector permite que a corrente alternada proveniente da antena, passe apenas numa direcção, rectificando o sinal, que passa a ser audível em auscultadores. Foi usado nos receptores de galena.

Greenleaf W. Pickard descobriu as propriedades rectificadoras dos cristais de silício, usados como detectores.

Lee de Forest, na sequência de experiências com a válvula de Fleming, inventa a válvula de vácuo termiónica de 3 elementos, o tríodo ou “audion”, que introduz um novo elemento: uma grelha, entre o filamento e a placa.

Fessenden constrói o primeiro alternador de alta-frequência e faz a primeira emissão de rádio transmitindo música e palavra, a partir de Brant Rock. Os sinais foram recebidos por navios ao largo da costa da Virgínia, EUA.

A. A. Campbell-Swinton (Inglaterra) publicou um artigo na revista “Nature”, que perspectiva a actual tecnologia da televisão, no qual propunha um sistema totalmente eléctrico que utilizava tubos de raios catódicos.
1907 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides É publicado em Lisboa o livro “A Telegrafia Sem Fios”, de Amadeu Vasconcelos.

Boris Rosing (Rússia) e A.A. Campbell-Swinton (Inglaterra), desenvolvem um método de reprodução de imagem, assente no sistema de varrimento electrónico da imagem.
1908 Alan Archibald Campell-Swinton ver mais
+
-
Alan Archibald Campell-Swinton Engenheiro escocês, pioneiro da televisão, preconiza o primeiro sistema electrónico de transmissão de imagem, cuja descrição é feita num artigo publicado pelo investigador na revista Nature (1908).
1908 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Lee De Forest fez a primeira transmissão experimental com voz e música, transmitindo sinais radiofónicos do alto da torre Eiffel, em Paris, uma transmissão experimental captada pelos postos militares da região, perspectivando as potencialidades da utilização da rádio na guerra.

Karl Ferdinand Braun, físico e inventor alemão, partilhou com Marconi o Nobel da Física, em 1908, pelo contributo para a telegrafia sem fio.

A.A. Campbell Swinton (Inglaterra) propõe um sistema electrónico para transmissão de imagem que usava tubos de raios catódicos tanto no envio como na recepção. A imagem é projectada num mosaico fotoeléctrico fixado num dos tubos; um feixe de electrões “varre” este mosaico produzindo um sinal eléctrico; na recepção este sinal eléctrico controla a intensidade do outro feixe electrónico o qual “varre” o ecrã fluorescente.
1910 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Lee De Forest transmitiu as vozes de Enrico Caruso e Emmy Destin dos bastidores do Metropolitan Opera House, utilizando um transmissor com oscilador de arco.

William Henry Eccles (EUA), observou pela primeira vez oscilações em detectores de cristal de galena.
1911 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 25 de Maio, é criada a Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones, com autonomia financeira e administrativa e que passa a ser responsável pela emissão das licenças para radiotelegrafistas.
1912 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Na sequência do desastre do navio Titanic, na noite de 14 de Abril, foi enviada uma mensagem de socorro, via rádio, pelo radiotelegrafista Jack Philips, que ajudou a salvar cerca de 7 centenas de passageiros.

Como consequência deste acontecimento foi reconhecida a necessidade de equipar os navios e estações costeiras com equipamentos radiotelegráficos e de manter escuta numa frequência comum para chamadas de socorro, recorrendo ao código morse. É então aprovada a Lei n º 264 de 13 de Agosto de 1912 (EUA), designada por Radio Act, regulamenta a comunicação via rádio.

Lee De Forest demonstrou, em Outubro, o funcionamento de amplificadores em cascata, utilizando duas ou mais válvulas de 3 elementos. (Bravo, 1999)

O governo português e a sociedade Marconi assinam o primeiro contrato de construção da rede mundial de TSF do País.
Um segundo acordo, obtido em 1922, esteve na origem da instalação da Marconi em Portugal pela constituição de uma empresa nacional. Nasceu assim, em 1925, a Companhia Portuguesa Rádio Marconi.

Em Maio, aparece o primeiro radiotelegrafista português, Carlos Alberto de Oliveira (CT3AA-CT1DX).
1913 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Abril, Lee De Forest, constata que a válvula de 3 elementos (audion), poderia ser usada como oscilador e como detector heterodino.
1914 Rádio Hertz ver mais
+
-
Rádio Hertz Em Portugal, as primeiras experiências de Rádio foram realizadas em 1914 por Fernando Gardelho Medeiros e a sua Rádio Hertz, projecto interrompido e retomado anos mais tarde com outra designação, Rádio Continental

A radiotelegrafia e a radiotelefonia comprovaram ser de grande utilidade em tempo de guerra, beneficiando do desenvolvimento técnico que caracteriza os períodos de guerra.
1916 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Ernst Alexanderson inventa o sistema TRF-Tuned Radio Frequency (Rádio Frequência Sintonizada), cuja radiofrequência é sintonizada e amplificada por diversos estágios, até a detecção e saída do áudio.

Marconi efectua a primeira transmissão em ondas curtas e com reflectores parabólicos (HF).

O radioamador Carlos Alberto de Oliveira, serve de posto intermédio, durante a I Guerra Mundial, entre a Esquadra Britânica no Atlântico Sul e o Almirantado em Londres.

Na sequência dos pedidos de licença de transmissão, o governo português publica o primeiro Regulamento dos Postos de Amador de T.S.F.
1917 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Marconi criou os primeiros rádios em VHS.

José Joaquim Dias de Melo (CT1AB) inicia as suas transmissões em Lisboa tornando-se no detentor da primeira licença de posto de TSF, emitida pela Administração Geral dos Correios e Telégrafos, transmitindo com o código de chamada “P1PS”.
1918 Edwin Howard Armstrong ver mais
+
-
Edwin Howard Armstrong Engenheiro norte-americano e inventor do circuito regenerativo, em 1912, do circuito super-heterodino, em 1918 (base dos receptores de rádio e do radar) em Frequência Modulada (F.M.), para uso do rádio e televisão. É o inventor do"rádio FM".

Edwin Armstrong inventa o super-heterodino, um receptor de rádio com o mesmo princípio de funcionamento dos rádios actuais, que se caracteriza por uma maior sensibilidade aos sinais fracos e maior eficácia e selectividade na sintonia das estações.

O circuito super-heterodino foi desenvolvido durante a guerra onde eram necessários circuitos receptores de grande sensibilidade, com sintonia aguda e que trabalhassem abaixo dos 600 metros (acima dos 500 kHz).

Com este novo sistema os receptores sofrem alterações, passam a ser ligados à corrente eléctrica, abandonando-se as baterias de ácido que alimentavam os receptores e os altifalantes são incorporados no interior do aparelho.
1919 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Albino Forjaz Sampaio, escritor e o Comandante João Frederico Júdice de Vasconcelos, fazem a primeira transmissão oficial de T.S.F utilizando um posto emissor instalado na Serra de Monsanto, em Lisboa. Ouvida a bordo de um navio ancorado no Tejo, frente ao Terreiro do Paço, foi objecto de destaque na imprensa da época.

A organização não comercial 9XM, da Universidade de Wisconsin (EUA), faz a primeira emissão com horário e programação.

Walter Schottky inventa o tetrodo, uma válvula termiónica com 4 elementos, que possui uma grade de blindagem entre a grade de controlo e a placa.

A 17 de Outubro é fundada a empresa RCA, Radio Corporation of América.
1920 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Novembro realiza-se a primeira transmissão com horário e programação, a nível mundial, feita por uma organização comercial, a estação KDKA, que transmite a eleição presidencial de Warren Harding de Pensilvânia.
1921 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Julho a RCA faz a primeira transmissão de um evento desportivo, o combate de boxe Dempsey-Carpienter.

Albert Wallace Hull (EUA) inventa o Magnetron (válvula termiónica, de alto vácuo), baseado em estudos publicados neste mesmo ano.
1922 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 22 de Setembro é concedida à Marconi’´s Wireless Telegraph Company Limited a exploração de postos de comunicação via rádio, ficando com o monopólio da “via rádio” internacional, mas com o compromisso de criar uma companhia portuguesa para explorar a Telegrafia Sem Fios no território nacional.

Warren G. Harding é o primeiro presidente a proferir um discurso via rádio através de uma estação comercial, a WEAR (posteriormente WFBR) de Baltimore.

A 2 de Junho é inaugurado o posto TSF da ilha da Madeira, instalado no edifício da estação telegráfica do Funchal.

A 6 de Outubro, é inaugurada em França a estação “Radiola”, da Sociedade Francesa Radioeléctrica, a primeira a incluir programas musicais a par dos informativos.

A 15 de Dezembro é constituída a BBC, British Broadcasting Company, cuja designação é alterada em 1927 para British Broadcasting Corporation.

Louis A. Hazeltine, desenvolveu um circuito “neutrodyne” que usava condensadores neutralizantes que eliminavam os ruídos dos receptores de rádio. É considerado o primeiro receptor comercial.

Charles Francis Jenkins solicita uma patente para um sistema de televisão electromecânica
A 22 de Maio Jenkins transmite uma imagem fixa através de um fonógrafo.
A 3 de Outubro Jenkins faz uma demonstração pública de uma transmissão de imagens através de uma linha telefónica.
1923 Charles Francis Jenkins ver mais
+
-
Charles Francis Jenkins Inventor norte-americano, pioneiro do cinema e da televisão mecânica, foi o primeiro a conseguir transmitir uma imagem fixa por via hertziana, em 1923 e publicamente em 1925.
1923 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Realizam-se as primeiras transmissões de rádio por banda lateral única (SSB, Single Side Band).

Hans Bredow lança o primeiro emissor de rádio em Berlim.

Jenkins transmitiu as primeiras fotografias por rádio, de Washington para Filadélfia, utilizando ondas hertzianas através do processo designado radiovisão.

Em Setembro é fundada, em Lisboa, por José Celestino Soares, a primeira associação científica portuguesa de amadores de T.S.F, a “Rádio Academia de Portugal”.

A 27 de Novembro radioamadores de Hartford, Connecticut e Nice em França transmitem as primeiras mensagens transatlânticas nos dois sentidos, no comprimento de onda de 100 metros.
1923 Vladimir Zworykin (1889-1982) ver mais
+
-
Vladimir Zworykin (1889-1982) Engenheiro e inventor russo, pioneiro da televisão, Zworykin desenvolveu um sistema de emissão e recepção electrónicos, o iconoscópio que eliminou o disco mecânico de Nipkow e viria a permitir a transferência electrónica de imagens.

O iconoscópio foi o primeiro dispositivo electrónico usado nas câmaras de televisão (foi o 1º tubo de captação de imagem), que transformava em sinais eléctricos as imagens ópticas captadas, decompondo uma imagem em milhares de pontos convertidos num sinal modulado.

Zworykin solicitou a 29 de Dezembro uma patente para um iconoscópio, patente que só lhe foi atribuída a 20 de Dezembro de 1938.
1924 Abílio Nunes dos Santos Junior ver mais
+
-
Abílio Nunes dos Santos Junior Pioneiro da rádio em Portugal. No ano de 1924, Abílio dos Santos Júnior inicia as suas emissões experimentais, com o indicativo P1AA, a partir do sótão dos Grandes Armazéns do Chiado. No dia 20 de Outubro de 1925 começa a emitir de forma regular e em Onda Média.
Em 1929 principia as emissões em Onda Curta, já com o indicativo CT1AA.
Com a criação da Emissora Nacional, Abílio dos Santos retirou-se progressivamente da radiodifusão, afastando-se definitivamente, considerando que a sua missão estava cumprida, quando a EN começava a transmitir em Onda Curta.
1924 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Primeira transmissão transatlântica de uma fotografia via rádio, de Nova Iorque para Londres.

O Laboratório de Pesquisa Naval da Marinha dos EUA, desenvolve o primeiro transmissor de rádio, controlado por cristal.

Nasce em Itália o serviço público radiofónico atribuído com licença exclusiva à Unione Radiofonica Italiana (URI), futura RAI.

Começa a transmitir, na cidade do Porto, a Estação “ORSEC”, dos irmãos António e Francisco Borges. Esta emissora foi uma das que deu origem, nos anos 50, aos Emissores do Norte Reunidos.

Abílio Nunes dos Santos, considerado o pai da radiodifusão em Portugal, dá início às transmissões experimentais de música e palavra a partir do seu emissor instalado no edifício dos “Grandes Armazéns do Chiado”, propriedade do seu pai e tio e que, sob a designação de P1AA – Rádio Lisboa, é escutado em toda a cidade e arredores.

Só a partir de 1925, já com a indicação de CT1AA – Rádio Portugal, é que Abílio Nunes dos Santos inicia as suas emissões regulares, desta vez com instalações na Avenida António Augusto de Aguiar.

A 9 de Novembro sai o primeiro número da revista “TSF em Portugal”.

Surge a “Sociedade Portuguesa de Amadores de TSF”, fundada por membros dissidentes da “Rádio Academia de Portugal”.

Edward Victor Appleton (Inglaterra) provou a existência da primeira camada ionosférica reflectora ao lançar ondas de rádio sobre ela (usando as primeiras qualidades do que hoje é chamado de radar).
1925 John Logie Baird ver mais
+
-
John Logie Baird Engenheiro escocês, um dos pioneiros da televisão, foi o primeiro inventor a usar o invento de Nipkow com sucesso, criando as primeiras imagens de televisão, em laboratório, em Outubro de 1925.

1925 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides C. Francis Jenkins (EUA), realizou a primeira demonstração de televisão, via rádio, utilizando um disco mecânico de exploração de imagem (sistema mecânico de 48 linhas).

Baird exibe um aparelho com o qual produzia à distância uma imagem simples, esta experiência demonstra na prática que o princípio do varrimento sucessivo apresentado, anteriormente, por Swinton.

Extinção da associação “Rádio Academia de Portugal”.

A 25 de Outubro surge o CT1AA, dando-se início às primeiras emissões regulares de radiofonia em Portugal. Fundada por Abílio Nunes dos Santos Júnior, teve como locutor António Lopes Vieira.

No Porto surgem a “Ideal Rádio” de Júlio Silva e José Martins e a “Rádio Porto” de António Rodrigues.

Em Lisboa, surgem a “Rádio Condes” (CS2ZC) de Arnaldo Abreu e a “CT1DH” de Raul Sales.
1926 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A RCA transmitiu a primeira fotografia comercial, por rádio facsimile, através do Atlântico, entre Nova Iorque e Londres, no dia 1 de Maio.

A NBC, National Broadcasting CO., é fundada por David Sarnoff, pioneiro da rádio e da televisão, a 9 de Setembro com 24 estações e começa a funcionar a 15 de Novembro.

Bernhard D.H. Tellegen (Holanda) inventa o pentodo, uma válvula com um quinto eléctrodo, colocado entre a grade e a placa.

Em Dezembro é fundada a REP, Rede dos Emissores Portugueses, tendo como presidente o rádio amador Eugénio de Avillez (P1AE).

A 26 de Janeiro John Logie Baird demonstra o primeiro sistema de televisão do mundo (30 linhas, 5 imagens por segundo) a 40 membros de Royal Institution, em Londres, Inglaterra.

A 25 de Dezembro é feita a primeira transmissão de televisão no Japão.
1927 Philo Farnsworth ver mais
+
-
Philo Farnsworth Inventor americano, pioneiro da televisão, desenvolveu um sistema dissecador de imagens por raios catódicos e conseguiu demonstrar a primeira transmissão electrónica de televisão do mundo (1927).
1927 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A Bell Telephone faz a primeira transmissão de televisão por fio, à distância, entre Washington, DC e Nova Iorque, a 7 de Abril e de televisão por rádio, entre Whippany NJ e Nova Iorque, a 16 de Abril.

A 7 de Janeiro é criado o serviço radiotelefónico entre Nova Iorque e Londres.

Realização da primeira Conferência Mundial de Radiodifusão onde são revistas e definidas as frequências a atribuir aos serviços de rádio existentes na época (fixo, móvel marítimo e aeronáutico, radiodifusão, amador e experimental).

Surge o primeiro posto de rádio de Coimbra, a CT1CZ – Rádio Coimbra.

Philo Farnsworth (EUA), solicitou a 7 de Janeiro, uma patente para um sistema electrónico de televisão.

John L. Baird (Escócia) desenvolve um sistema de televisão mecânico com um disco de 30 lentes e a 3 de Junho, um sistema de televisão a cores, com um disco mecânico de exploração de 3 espirais, tanto no lado do transmissor como lado do receptor. (Bravo, 1999)

A 18 de Setembro é fundada nos EUA a Columbia Broadcasting System (CBS).
1928 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Lisboa surge a estação de rádio “Hertziana” (CT1BO).

Na Parede, surge a estação “CT1DY”, de Jorge Botelho Moniz e Alberto Lima Basto. Irá sofrer várias alterações na sua designação: “CT1DY-Rádio Parede” (1930), “CT1GL-Rádio Clube da Costa do Sol” (1931) e, finalmente, “CT1GL-Rádio Clube Português” (1931).

Denes von Mihaly (Alemanha) apresenta, no Berlim Rádio Show, um dispositivo mecânico idêntico ao de Baird, mas de menores dimensões, denominado Telehor. Este sistema constituído por 30 linhas, transmitia 10 imagens por segundo.

A RCA (EUA) faz uma demonstração de televisão de 60 linhas, transmitindo a imagem do desenho animado, o gato Félix, tornando-se na primeira imagem a ser televisionada num receptor de televisão.

Em Abril é fundada a W2XBS, a primeira estação de televisão experimental da RCA.

Charles Francis Jenkins (EUA) recebe a 1ª licença de televisão W3XK.
1929 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Vladimir K. Zworykin (EUA) inventou o iconoscópio e o “kinescope” (o 1º tubo de raios catódicos para imagem de televisão).

BBC inicia as emissões experimentais de televisão, recorrendo ao sistema de 30 linhas de Baird, e que se irão prolongar até 1935.

Em Lisboa surgem as estações “Rádio Sonora” (CS2ZM), de Lacombe Neves, a 18 de Junho, mais tarde “Rádio Voz de Lisboa” e a “Rádio Motorola” de Amadeu e Fernando Laranjeira.


1930 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Surge a “Sonora Rádio” a segunda estação de radiodifusão na cidade do Porto, fundada por Agostinho Antero e José Alberto Calheiros Lobo, foi utilizada pela Emissora Nacional como posto retransmissor.

O governo cria a Direcção dos Serviços Radioeléctricos (Decreto n.º 17.899, de 29 de Janeiro de 1930), sob a tutela dos CTT e autoriza a aquisição de um emissor de Onda Média e outro de Onda Curta; reforça o peso da Administração Geral dos Correios e Telégrafos; lança a ideia de estação pública de radiodifusão e o pagamento de taxas.
O diploma declara “monopólio de Estado todos os serviços de radiotelefonia, radiodifusão e outros que venham a ser descobertos e se relacionem com a radioelectricidade”. (Maia, 1995)

Os Laboratórios da Bell Telephone fizeram demonstrações de televisão por fio nos dois sentidos. (Bravo, 1999)

Primeira transmissão de rádio à volta do Mundo feita a partir de Schenectady, Nova Iorque.
1931 René Barthélemy ver mais
+
-
René Barthélemy Engenheiro e inventor francês, pioneiro da televisão, fez a primeira transmissão televisiva à distância (1931), utilizando um sistema de 30 linhas, com o disco de Nipkow.
1931 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Primeira ligação em micro-ondas (18 cm – 1700 MHz), através do Canal da Mancha, entre Dover (Inglaterra) e Calais (França), a 31 de Março.

Fundação da emissora estatal francesa com emissão para o estrangeiro, com a designação “Poste Colonia”, mais tarde Rádio França Internacional. A primeira emissão, em onda curta, foi transmitida para África, América e Oriente Médio.

São vendidos os primeiros rádios com o nome das estações no quadrante.

A 14 de Abril René Barthélemy (França) faz a primeira transmissão de televisão (30 linhas) à distância.

Em Assembleia-geral o “CT1GL-Rádio Clube da Costa do Sol” passa a chamar-se “Rádio Clube Português”, com o indicativo CT1GL. Abílio Nunes dos Santos Júnior é eleito sócio honorário do clube.

Surgem as estações “Alcântara Rádio” (CT1GK) de João Marques Rodrigues, o “Clube Radiofónico de Portugal” (CS2ZN), da Casa do Pessoal dos Hospitais Civis de Lisboa e o “Rádio Rio de Mouro”.
1932 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Primeiras emissões experimentais da Emissora Nacional em Onda Média.

Lançamento do primeiro auto-rádio na Europa, concebido pela Blaunpunkt.

Fusão da União Telegráfica com a União Radiotelegráfica, dando origem à UIT, União Internacional de Telecomunicações.

Realização do primeiro “Congresso Nacional de Radiotelefonia”, na Sociedade de Geografia, organizado pelo jornal “O Século”.

Surgem na zona de Lisboa, a 2 de Março, as estações: “CT1DS”, de Ilídio Neves, “Rádio Luso” de João Dias Paes, “Rádio Graça” (CS2ZD) de Américo Santos e “Rádio Amadora” de J. Costa Pais.

Surgem no Porto duas estações: a “Invicta Rádio” (CS2XB), de Henrique Aguiar e o “Rádio Clube Lusitânia”.
Data indicada para o início do teatro radiofónico em Portugal.

A de 11 de Outubro o primeiro programa político de televisão é realizado na CBS, na Cidade de Nova Iorque.
1933 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 17 de Junho, tem início as emissões regulares da “Rádio Luso” (CS2ZH), de João Dias Pais.

Transmissão internacional, via rádio, da tomada de posse do presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt.

Marconi inaugura, entre a Cidade do Vaticano e Castel Galdolfo, o primeiro serviço de rádio com microondas (UHF).

Atribuição do alvará de transmissão ao “Rádio Clube Português”.

A 29 de Junho, o Decreto-Lei nº22783, relativo aos serviços de radiotelegrafia, radiotelefonia, radiodifusão e radiotelevisão, criava a Comissão Administrativa dos Estúdios e uma Comissão de Programas.

Entram em funcionamento no Porto as estações “Electro-Mecânico” (CS2XK) posto emissor do Laboratório Electro-Mecânico, de Manuel Moreira e a “Casa Branco & Irmão” (CS2XD), de José e Orlando Moreira Branco.

A 10 de Junho a “Rádio Motorola” muda o nome para “Rádio Peninsular” (CS2ZI).

A 16 de Dezembro, começam as emissões experimentais, da “Rádio S. Mamede” (CS2ZK) (ex-Rádio Amadora) de J. Costa Paes.
1934 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides É criada a Emissora Nacional pelo Decreto-lei 22783.
Em Junho de 1934 é criada por Decreto ministerial a Orquestra Sinfónica da EN, sob a direcção do Maestro Pedro de Freitas Branco.
Em Abril, a estação CT1AA, de Abílio Nunes dos Santos Júnior, encerra as suas emissões em Onda Média, continuando a emitir em Onda Curta como CT1AA-Rádio Colonial”.
Primeiras emissões experimentais da Emissora Nacional em Onda Curta.
Transferência dos estúdios da EN de Barcarena para a Rua do Quelhas, onde se mantiveram até meados dos anos 90.
Por despacho ministerial de Duarte Pacheco, é proibida a publicidade nas estações amadoras, medida que afectou as “rádios minhocas”, cujo principal meio de financiamento residia na publicidade.
Criação do FCC, Federal Communications Commission, órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos.
Lee De Forest recebe a patente do circuito regenerativo ou de realimentação.
A 5 de Novembro surge a primeira emissora da televisão na União Soviética.
1935 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Primeiros ensaios com cabo coaxial instalado entre Nova Iorque e Filadélfia pela AT&T.

Apresentação do “Magnetofone”, aparelho de gravação em fita magnética desenvolvido pela AEG Telefunken.

Edwin Armstrong descobre a modulação de frequência (FM), até então as emissões de rádio eram feitas em amplitude modulada (AM).

Em Janeiro o radioamador António Madeira Machado (CT1HZ) faz a primeira transmissão em Portugal, de um encontro de futebol entre a Associação Académica de Coimbra e o União de Coimbra.

Primeira actuação da Orquestra Sinfónica da EN, sob a direcção do Maestro Pedro de Freitas Branco.

Inauguração oficial da Emissora Nacional de Radiodifusão, EN, a 1 de Agosto, marcando o início da profissionalização da rádio em Portugal. A Direcção, nomeada por Duarte Pacheco, ministro das Obras Públicas e Comunicações, era constituída por Henrique Galvão, Manuel Bívar e o Pires Cardoso.

A 25 de Abril primeira emissão oficial de televisão em França, com definição de 60 linhas e a 8 de Dezembro emissão inaugural da televisão de 180 linhas.

Em Março tem início, na Alemanha, o primeiro serviço público de televisão (180 linhas por imagem e 25 imagens por segundo).

A Television Committee apresenta um relatório que recomenda a adopção de um sistema de televisão de alta definição (240 linhas a 24 imagens por segundo (ips)).

Os sistemas aprovados pelo relatório foram o da Baird Television Limited e o da Marconi-EMI Television Company Limited, com a recomendação de manterem a compatibilidade dos receptores de televisão.
1936 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A “Rádio Renascença”, emissora católica portuguesa, cujo fundador e impulsionador foi o Monsenhor Lopes da Cruz, inicia emissões experimentais regulares.

O Rádio Clube Português obtém autorização para a exploração de publicidade radiofónica, que estava proibida, desde Julho de 1934, por despacho ministerial de Duarte Pacheco.

Iniciam-se as gravações em disco na Emissora Nacional.

Os Jogos Olímpicos de Berlim marcam a data em que se realizou a primeira emissão de televisão em larga escala e foi também o primeiro evento desportivo a ter cobertura em directo.

René Barthélemy apresenta o primeiro modelo francês de televisão de raios catódicos, o Emyvisor.

Em Novembro é lançado pela BBC o serviço de televisão coexistindo o sistema mecânico de Baird (240 linhas, 25 imagens por segundo), com o electrónico (405 linhas e 25 imagens por segundo).
1937 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Surge em S. João da Madeira a “Rádio Sanjoanense”, de Abílio Gomes.

Início das emissões diárias da Rádio Renascença, em Onda Média e Onda Curta.

Em Abril tem início o programa “Hora da Saudade”, na Emissora Nacional. Inicialmente as emissões eram dedicadas aos pescadores da frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova, depois passaram a ser dedicadas aos emigrantes e, durante a guerra colonial, aos soldados que combatiam em África. (Bravo, 1999; Maia, 1995)

O Emissor de Onda Curta da EN em Barcarena aumenta a potência de 2 KW para 10 KW.

A Alemanha, EUA, França e Inglaterra iniciam emissões regulares de televisão monocromática.
1938 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 29 de Setembro encerra a CT1AA-Rádio Colonial de Abílio Nunes dos Santos.

Surge em Lisboa a estação “Rádio Acordéon” de José do Nascimento e A.L. Ferreira.

A 10 de Abril a Rádio Renascença é oficializada.

A 30 de Outubro é transmitido em directo pela rádio CBS, com Orson Welles, uma versão de “A Guerra dos Mundos”, que provocou o pânico entre os americanos que acreditaram estar a ser invadidos por marcianos.
1939 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Edwin Howard Armstrong faz a primeira transmissão em sistema de Modulação de Frequência (FM), a partir da estação W2XMN, a primeira estação de radiodifusão em FM, que trabalhava com um emissor de 40 Kw, instalado em Alpine.

Apresentação pública da televisão (340 linhas, 30 imagens por segundo) na Feira Mundial de Nova Iorque pela NBC, National Broadcasting Co. Na cerimónia de abertura, a 30 de Abril, Franklin Delano Roosevelt, foi o primeiro presidente americano a aparecer na televisão.

A 1 de Setembro, rádio transmite à escala mundial a notícia da invasão da Polónia pelas tropas alemãs, que deu início à 2ª Guerra Mundial. A rádio será um eficaz instrumento da propaganda política durante a guerra, revelando-se um meio de comunicação de massas sem precedentes.

A 21 de Setembro o Decreto-lei nº29.937 suspendia o funcionamento de todas as estações emissoras de amador, devido à guerra.

Marvin Camras inventou o gravador de som em fio de aço, que foi muito utilizado durante a 2ª Guerra Mundial.

As pequenas estações amadoras, sem recursos financeiros e profissionais, conhecidos também por rádios minhocas, que proliferaram durante as décadas de 20 e 30, foram impelidas, por decreto-lei, a reunir-se em 2 associações: Emissores Associados de Lisboa e Emissores Norte Reunidos. Estas estações mantinham a sua identidade mas partilhavam o espaço de emissão cedido por uma estação centralizadora, como foi o caso da Rádio Peninsular, em Lisboa e da Electro-Mecânica no Porto. (Santos, 2005)
1940 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A RCA, Radio Corporation of América, apresentou à FCC, a 6 de Fevereiro, um sistema electrónico de televisão a cores (sem movimento mecânico).

A CBS, Columbia Broadcasting System, apresentou à FCC, em Agosto, um projecto de televisão mecânica a cores, inventado por Peter Carl Goldmark, que consistia num disco mecânico rotativo com um sistema sequencial de 3 cores (sistema de transmissão em 343 linhas).

A 3 de Setembro primeira demonstração da alta definição de televisão a cores.

É publicada a primeira Lei Orgânica da Emissora Nacional, Decreto-Lei nº 30752 (Diário do Governo, I Série, nº215 de 14 de Setembro de 1940), que promulga a organização dos serviços da Emissora Nacional de Radiodifusão, nomeadamente o Plano de Radiodifusão Nacional e a autonomização da EN face aos correios. O mesmo diploma consagra, ainda, a criação dos emissores regionais do Porto, Coimbra e Faro.
1941 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Inauguração do Emissor Regional em Ponta Delgada, nos Açores.

Em Fevereiro início da construção da segunda estação emissora da EN, em Castanheira do Ribatejo.

António Ferro toma posse da presidência da EN, a 12 de Junho.

Inauguração dos estúdios do Porto da Rádio Renascença.

A Emissora Nacional dá início à transmissão de programas em português para o Brasil e EUA.

Os Estados Unidos normalizam as emissões de televisão nas 525 linhas.
1942 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Paul Eisler (Áustria) produz o primeiro rádio com componentes interligados por meio de um circuito impresso.

O National Bureau of Standards, impulsiona o ensaio de placas de circuito impresso cuja produção, em larga escala, tem início em 1945. O aperfeiçoamento desta tecnologia levou ao aparecimento dos circuitos integrados e à microelectrónica.
1943 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Entrada em funcionamento do emissor de 50Kw, onda média, de Castanheira do Ribatejo da EN.

Alfred N. Goldsmith (EUA), solicitou uma patente americana para um sistema electrónico de televisão a cores, que utilizava uma válvula de 3 canhões.
1945 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides O tubo de captação Orticon é usado, pela primeira vez e continua em uso até 1965, sucessor do iconoscópio, usa a foto-emissão. A RTP usou este tipo de tubo até 1980, altura em que começam as emissões a cores.
o seu relatório anual a FCC anunciava as novas regras e normas de televisão, baseados nos avanços tecnológicos alcançados durante a II Guerra Mundial.
Entra em funcionamento o emissor de onda curta da EN, em Barcarena.
Em Fevereiro início da autonomia do Programa 2 com a separação de emissores em função da entrada em funcionamento do Emissor de OM de Castanheira do Ribatejo.
1946 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Foram enviadas, a 12 de Fevereiro, as primeiras imagens de televisão pelo cabo coaxial instalado entre Washington, DC e Nova York.

Em Outubro, em Princeton, a RCA faz a primeira apresentação pública de um sistema de televisão totalmente electrónico.

Encerra no Porto a “Sonora Rádio”.
1947 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A II Guerra Mundial tinha terminado em 1945, mas só em Junho de 1947 é que é levantada a proibição de funcionamento das estações portuguesas de radioamador.

A 29 de Julho é publicado o regulamento dos Postos de Amador. (Decreto-Lei 36.438).
1948 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Invenção do transístor pelos físicos norte-americanos J. Bardeen, W.H. Brattain e William Shockley, dos Laboratórios da Bell Telephone. O dispositivo era utilizado como amplificador, oscilador e para outros fins para que eram usadas as válvulas termiónicas.
Com a miniaturização da tecnologia da rádio, os receptores tornaram-se cada vez mais pequenos e potentes.
O primeiro sistema de televisão a cabo comercial foi desenvolvido por John Walson (EUA).
1949 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 20 de Janeiro a tomada de posse do presidente Harry Truman é a primeira a ser transmitida pela televisão.

A 19 de Abril é fundada a American Broadcasting Company (ABC), uma rede de televisão norte-americana.

Entrada em funcionamento do emissor regional de Faro da EN.

Início das emissões regulares da estação “Rádio Altitude”, a 29 de Julho, de José Maria Pedrosa.
1950 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 3 de Abril, após um acordo entre o Centro Universitário de Lisboa, a Mocidade Portuguesa e a Emissora Nacional, surge a primeira emissão da “Rádio Universidade”, em onda média, cuja emissão, da responsabilidade de estudantes universitários e pré-universitários de Lisboa, era feita nos estúdios existentes nas águas-furtadas de um edifício na Praça da Flores, perto do Palácio de S. Bento e, mais tarde, da rua D. Estefânia. As suas emissões terminaram a 25 de Novembro de 1974. (Bravo, 1999; Maia, 1995)

O sistema de transmissão televisiva é estabilizado em França com 819 linhas; em Inglaterra com 405 linhas; na Rússia com 625 linhas; nos EUA e no Japão com 525 linhas.

A 12 de Fevereiro é fundada a União Europeia de Radiodifusão (UER).
A 18 de Setembro a TV Tupi é inaugurada em São Paulo, tornando-se a primeira emissora da televisão no Brasil.

A 11 de Outubro o FCC adoptou as normas de campo sequencial para o sistema de televisão a cores, desenvolvido e adoptado pela CBS, Columbia Broadcasting System.

Surge o primeiro protótipo de um gravador de vídeo tape, desenvolvido pela BBC, designado V.E.R.A. (Vision Electonic Recording Apparatus). Foi abandonado em 1958.

Em Maio, inauguração dos Serviços de Intercâmbio da Emissora Nacional, chefiados por Tomás de Alcaide no edifício do Quelhas 2.
Entrada em funcionamento, em Junho, do emissor regional de Coimbra da EN.
1951 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Fevereiro António Eça de Queirós assume a presidência da EN.

Início das emissões regulares da "Rádio Ribatejo" (CSB32), a 15 de Maio, fundada por Jaime Varela Santos, radioamador, com o indicativo "CT1QA”.
1952 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Julho constroem-se os estúdios da EN no Instituto Superior Técnico para a cobertura da Conferência da NATO.

Em Agosto inicia-se a construção do Emissor Regional de Viseu.

É apresentada a proposta da norma de 625 linhas e 25 imagens por segundo.
1953 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides É criado o Grupo de Estudos de Televisão, no Gabinete de Estudos e Ensaios da Emissora Nacional, com o objectivo de efectuar uma análise técnica e económica com vista à instalação de um serviço de televisão em Portugal. Desta análise resultou um relatório intitulado “A Televisão em Portugal”, concluido no ano seguinte.

Foi inventada a antena cruzada MILLS, que consistia na combinação de 2 antenas colocadas em ângulo recto em posição cruzada, com um centro comum. Esta foi a primeira antena produzida em larga escala a utilizar processamento electrónico de sinal, com pequena abertura e focagem.

A 2 de Junho a coroação da Rainha Elisabete II é televisionada no Reino Unido.

A 10 de Outubro um programa infantil da rede televisiva CBS, denominado “Winky Dink and You” introduz, pela primeira vez na história da televisão, o conceito de interactividade num programa de televisão.

O FCC no seu Relatório Anual faz algumas recomendações referentes às transmissões de televisão, nomeadamente sobre as normas de televisão a cores e compatibilidade com o sistema a preto e branco.

Em Fevereiro é constituída na cidade do Porto a “Sociedade Emissores Norte Reunidos, Lda”, cujas emissões, em OM, eram feitas em regime de rotatividade entre as estações de rádio associadas (ORSEC, Rádio Porto, Manuel Moreira & Comp. Lda., Ideal Rádio e Sá, Quaresma & Comp Lda.).
1954 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Inauguração oficial do Centro Emissor Ultramarino de Onda Curta de S. Gabriel em Pegões (Março), onde teve início o Serviço Internacional da EN.

O Rádio Clube Português dá início, em Portugal, às transmissões de rádio em Frequência Modulada (FM).

Em Outubro, entra em funcionamento o Emissor Regional de Elvas.

A empresa Regency desenvolve nos EUA o primeiro rádio transistorizado, seguido pela Sony em 1955. Os primeiros receptores apenas captavam ondas médias e longas.

Início das transmissões regulares a cores nos EUA.
1955 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Janeiro de 1955 é nomeada uma Comissão de Estudos com a finalidade de coordenar e de se pronunciar sobre os estudos realizados pelo Grupo de Estudos de Televisão e definir os moldes das futuras emissões.

Esta Comissão era constituída pela Direcção da Emissora Nacional, um representante do Rádio Clube Português (Botelho Moniz) e outro do Ministério das Comunicações.

A 18 de Julho, no Pavilhão das Indústrias Portuenses, instalado na Feira Popular do Porto, decorrem sessões experimentais de televisão, em circuito fechado.

É estabelecido o contrato de concessão de exploração do novo serviço público, a 18 de Outubro pelo Decreto-Lei nº40 341.

Em 15 de Dezembro de 1955 é constituída, por iniciativa do Governo, a RTP – Radiotelevisão Portuguesa, SARL. Revestindo a forma de sociedade anónima, possuía um capital social de 60 mil contos, tripartido entre Estado, emissoras de radiodifusão privadas e pessoas particulares.

A EN inicia as emissões em Frequência Modulada (FM).

O Rádio Clube Português inaugura o seu emissor de onda média, em Miramar, perto do Porto, com uma potência superior a 50 Kw.
1956 J. Bardeen, W.Shockley, W.H.Brattain ver mais
+
-
J. Bardeen, W.Shockley, W.H.Brattain físicos norte-americano e inventores do transístor, que podia ser utilizado como amplificador, oscilador e para outros fins para que eram usadas as válvulas termiónicas.
Em 1956 receberam o Prémio Nobel da Física "pelas suas pesquisas acerca dos semicondutores e a sua descoberta do efeito de transístor".

1956 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 16 de Janeiro é assinado o contrato de concessão do Serviço Público de Televisão, assinado por Camilo Mendonça, presidente da RTP, Jorge Botelho Moniz e Stichini Vilela, administradores da empresa e Marcelo Caetano Ministro da Presidência e Interino das Comunicações.
A 16 de Abril é feita a abertura das propostas para a aquisição do primeiro material técnico.
Têm início as emissões experimentais da RTP na Feira Popular de Lisboa, em Palhavã, no dia 4 de Setembro, pelas 21.30. (Fotografia dos responsáveis por estas primeiras emissões.
A 3 de Dezembro inicia-se a 2ª fase de emissões experimentais, feita a partir dos estúdios do Lumiar.
A Emissora Nacional inaugura os dois primeiros emissores de FM, Lisboa e Lousã.
Em Abril entra em funcionamento o Emissor Regional da Covilhã da EN.
Transmissão das primeiras reportagens em directo da Emissora Nacional, por ocasião da visita do General Craveiro Lopes, Chefe do Estado, ao Ultramar.
Surge o cabo submarino coaxial, que permitia várias transmissões ao mesmo tempo.
A empresa AMPEX (EUA) lança o VR-1000, primeiro equipamento comercial de gravação de Vídeo Tape (VTR ou Vídeo Tape Recorder), inventado por Charles Ginsberg e Ray Dolby. O formato de fita utilizado era o QUADRUPEX, e as fitas eram acondicionadas em carretéis abertos (“open reel”).
Robert Adler (EUA) inventa o primeiro comando remoto de televisão (Zenith Space Commander).
1957 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Max T.Weiss (EUA) dos Laboratórios da Bell Telephone, desenvolveu o primeiro amplificador paramétrico e oscilador, baseado numa proposta feita por H. SHUL. Os amplificadores paramétricos são conhecidos pelo seu muito baixo nível de ruído. (Bravo, 1999)

A 4 de Outubro, a União Soviética colocou em órbita o primeiro satélite artificial construído pelo Homem, o SPUTNIK abrindo caminho à Era Espacial.

Leo Esaki (Japão) físico, descobre o "efeito de túnel" em semicondutores, que o leva à invenção do díodo de efeito de túnel que, tal como o transístor, será utilizado em dispositivos electrónicos. Esta invenção valeu-lhe a atribuição do Prémio Nobel da Física em 1973.

Inauguração dos estúdios de rádio da EN na Rua de S. Marçal, pela BBC, aquando da visita da Rainha Isabel II, a 18 de Fevereiro.
Em Dezembro entra em funcionamento o Emissor Regional de Viseu.

Entre os dias 17 e 23 de Fevereiro é feita a cobertura da visita da Rainha Isabel II, que perspectiva o início próximo das emissões regulares.

A partir de 7 de Março de 1957 começam as emissões regulares da RTP, feitas a partir dos Estúdios do Lumiar, para cerca de 65% da população utilizando para o efeito um emissor instalado provisoriamente em Monsanto.

A 23 de Novembro entram em serviço os Centros Emissores de Lisboa (Monsanto) e da Lousã e a 31 de Dezembro o Centro Emissor do Porto, instalado no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia.

O Monólogo do Vaqueiro, realizado por Álvaro Benamor, é transmitido a 11 de Março marcando o início do teleteatro na RTP.

Em Abril emissão do primeiro concurso televisivo “Quem Sabe, Sabe”, apresentado por Artur Agostinho.

Em Agosto é feita a primeira grande reportagem no estrangeiro, com a cobertura da visita presidencial ao Brasil.

A 4 de Outubro a RTP transmite o lançamento do primeiro satélite artificial russo, Sputnik.

Em Outubro a RTP envia uma equipa de repórteres aos Açores, para fazer a cobertura da erupção dos Capelinhos.

Cobertura televisiva da Volta a Portugal em Bicicleta.

A 19 de Novembro um carro de exteriores foi instalado junto ao estádio José de Alvalade, para um primeiro directo do exterior.
1958 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 9 de Fevereiro emissão da primeira reportagem em directo do exterior com a transmissão do jogo Sporting e F.C Áustria, no Estádio José de Alvalade.
A 1 de Janeiro entra em vigor a Taxa de Televisão.
Arthur Schawlow e Charles Towes, inventores do Maser (Microwave Amplification by Stimulation Emission of Radiation), apresentam um Maser Óptico que operava à frequência da luz e que se tornou conhecido por Laser.
Em Fevereiro António Eça de Queirós é substituído pelo Dr. Jaime Pereira à frente da Emissora Nacional.
Instalação dos estúdios e demais serviços do Rádio Clube Português, na Rua Sampaio e Pina, onde, mais tarde, viriam a funcionar, após a nacionalização da rádio, os Serviços de Informação da RDP, (RDP1-RDP2-RDP3-RDP4 e RDP -Internacional).
Em Junho é transmitido o primeiro discurso, em directo, pela televisão, de António Oliveira Salazar, na sede da União Nacional por ocasião do início da campanha eleitoral.
A 10 de Março entra em funcionamento o Centro Emissor de Montejunto e a 25 de Abril o retransmissor de Monchique (Fóia), com o qual se completou o ciclo de cobertura para a primeira fase da instalação em Portugal.
Em Agosto as câmaras electrónicas da RTP entram pela primeira vez na Assembleia da República, para gravar a tomada de posse de Américo Tomás, Presidente da República.
Em Dezembro a RTP transmite em directo pela primeira vez o Natal dos Hospitais.
1959 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Junho entra em funcionamento o Emissor Regional da Guarda.
Em Agosto entra em funcionamento o Emissor FM de Monchique.

Fundação da Casa de Pessoal da RTP a 5 de Agosto.
A 20 de Outubro inauguração instalações da RTP em Vila Nova de Gaia que marcam o início das emissões regulares do Centro de Produção do Porto.
A RTP torna-se membro activo da União Europeia de Radiodifusão (UER), deixando o estatuto de filiada que mantinha desde 1956.
1960 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 15 de Dezembro é transmitido, via Eurovisão, o primeiro acontecimento não desportivo: o casamento do Rei Balduíno da Bélgica.
Lançamento nos EUA do primeiro satélite destinado a retransmitir sinais de rádio, o Echo 1.
A 1 de Abril, foi lançado o primeiro satélite da série TIROS - Television lnfra-Red Observation Satelitte (Satélite de Televisão de Observação por infra-vermelhos). Este satélite de informação meteorológica foi o primeiro a transportar transmissores de televisão e de rádio. (Bravo, 1999)
Em Maio é feita a 1ª transmissão em directo do estrangeiro de um jogo de hóquei em patins Espanha – Portugal.
1961 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Março, entra em funcionamento o Emissor FM na Guarda.

A 4 de Fevereiro a Emissora Nacional cria um plano radiofónico que permite mobilizar repórteres para as operações militares em Angola.

Início da colaboração com o Serviço Meteorológico Nacional.

O FCC no seu Relatório Anual de 30 de Junho, apresenta as alterações das regras da transmissão radiofónica em estéreo, autorizando oficialmente as emissoras de FM a transmitir em estereofonia.
1962 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides O primeiro satélite de comunicações civil (EUA) Telstar, entrou em funcionamento, permitindo a primeira emissão da Mundovisão, isto é, a primeira transmissão ao vivo de imagens de televisão entre os Estados Unidos e a Europa, Portugal inclusive.
1963 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Foi lançado em Fevereiro o primeiro satélite geoestacionário, o "SYNCOM II". Os satélites geoestacionários, mantendo uma posição fixa relativamente à Terra, permitem a troca permanente de informação, possibilitam a existência de um sistema global de comunicações.

O RCP lança a primeira frequência FM em Portugal, com programação independente. Primeira transmissão ininterrupta em Onda Média, passando a transmitir 24 horas por dia.

A Philips inventa a cassete de áudio.

Primeira reportagem desportiva da RTP para a Eurovisão, das meias-finais da Taça dos Clubes Europeus: Benfica - Feyenoord.

Em Junho, por ocasião da inauguração da Ponte da Arrábida, o Telejornal é emitido, pela primeira vez, dos estúdios do Monte da Virgem, no Porto.

25 de Julho primeira transmissão tauromáquica com a Corrida TV.
1964 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Surgem em Inglaterra as primeiras rádios piratas que emitiam a partir de barcos fundeados fora das águas territoriais do Reino Unido, sendo a Rádio Caroline citada como a mais antiga rádio pirata da Europa.

A RR inicia em Outubro a montagem da rede emissora de frequência modulada (FM).

Em Dezembro substituição do emissor de Ponta Delgada e introdução de um emissor de FM.

A 2 de Fevereiro é realizado o primeiro “Grande Prémio TV da Canção Portuguesa”, cujo vencedor foi António Calvário com a “Oração”. (link para as imagens)
A 21 de Março Portugal, representado por António Calvário participa pela 1ª vez no Concurso Eurovisão da Canção, em Copenhaga.

Outubro, início das emissões regulares da TV Educativa, a partir dos estúdios do Monte da Virgem, sob a orientação do Ministério da Educação Nacional.

A RTP adquire os primeiros equipamentos de vídeo-tape que marcam o início de uma nova etapa na produção televisiva, caracterizado por uma melhoria na qualidade do registo da imagem, generalizando-se as transmissões em diferido.
1965 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Lançamento do primeiro satélite comercial de comunicações, Intelsat 1 (Early Bird), posicionado sobre o Atlântico, o Early Bird transmitiu sinais de televisão bidireccionais entre a Europa e a América do Norte pela primeira vez.

A AMPEX apresentou um novo formato de fita de 1 polegada designado “Type A”.

A Sony lança o primeiro vídeo colorido doméstico, o CV-2000 (Consumer Vídeo). Pesava 32 quilos e continha um monitor embutido mostrando a imagem colorida.

Em Maio entra em funcionamento o Retransmissor de Portalegre, o primeiro da rede FM instalada fora de Lisboa.

Com a entrada em funcionamento do emissor do Meandro, a 1 de Dezembro, é possível a ligação, em permanência, da rede de emissores à rede da Eurovisão, realidade concretizada no ano seguinte.
1966 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Primeira reportagem efectuada em Portugal, utilizando um helicóptero, na cobertura do Circuito Automobilístico de Monsanto, pelo Rádio Clube Português com o repórter Luis Felipe Costa. (Bravo, 1999; Maia, 1995)

Em Julho realiza-se em Coimbra o I Encontro Internacional de Radioamadores.

Entram em funcionamento 4 emissores de onda curta de 100 kw, no Centro Emissor de Pegões da EN.

Rádio Clube Português inaugura o novo Centro Emissor de Onda Média em Porto Alto, com um emissor de 120 kw, denominado Centro Jorge Botelho Moniz, em substituição do Centro Emissor de Parede. (Bravo, 1999; Maia, 1995)

A 6 de Agosto é transmitido em directo a inauguração da Ponte sobre o Tejo, mobilizando recursos técnicos e humanos nunca antes utilizados na RTP.

Em Dezembro entra em funcionamento o Centro Emissor do Muro.
1967 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 13 de Maio transmissão radiofónica internacional da visita do Papa Paulo VI a Fátima.
Entrada em funcionamento, em Outubro, do emissor regional da Madeira da EN, na cidade do Funchal.
A BBC começa as suas emissões regulares a cores, tornando-se na primeira televisão europeia a transmitir de acordo com esta tecnologia.
Sony apresentou o DV-2400, primeiro equipamento portátil de Vídeo Tape (VTR).
1968 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Janeiro iniciam-se as emissões em estereofonia, através do emissor de Lisboa da rede FM.
Em Fevereiro entra em funcionamento o Emissor Regional de Vila Real.
Início do serviço de cobertura da rede de emissores da RTP em UHF (ondas centimétricas).
A 25 de Dezembro dá-se o arranque do 2º canal da RTP, designado, também, na documentação da época, como RTP 2, Canal 2, Segundo Programa ou Segundo Canal.
1969 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 21 de Julho a RTP transmite em directo a chegada do Homem à Lua, comentada por José Mensurado.

A Sony inventa o U-Matic, formato de fita em cassete de ¾ de polegada, com gravação helicoidal. Começa a ser comercializado em 1974. Vem agilizar as gravações externas.

Em Julho a Rádio Clube de S. Tomé e a Emissora Oficial da Guiné são convertidas em estações regionais.

O Rádio Clube Português inaugura as emissões em estereofonia, através do emissor de Lisboa, com o programa “O nosso programa”.

Em Junho a RTP adere ao serviço diário de Troca de Notícias da Eurovisão (EVN’s).

Em Outubro é criado o Centro de Formação da RTP.
1970 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides O 2º Canal passa a ser transmitido, também, pelo Centro Emissor do Porto (1 de Outubro) e pelo Centro Emissor de Montejunto (21 de Novembro).
A RTP introduz um novo período de emissão conhecido por “Hora do Almoço”, que ia das 12.45 às 15 horas.
Cobertura do funeral de António de Oliveira Salazar.
1971 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A RTP adere ao Serviço Ibero-Americano de Notícias (SIN) implementado no âmbito da Organização de Televisão Ibero-Americana (OTI).

O 2º Canal da RTP passa a ser difundido pelo Centro Emissor da Lousã (19 de Abril) para o centro do país e pelo Centro Emissor do Muro (25 de Abril) para a região do Alto Minho.
1972 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 22 de Abril é feita a primeira transmissão directa via satélite, do Rio de Janeiro para Lisboa, da trasladação dos restos mortais do rei D. Pedro IV de Portugal, Imperador D. Pedro I do Brasil.

A 6 de Agosto é inaugurado o primeiro centro regional da RTP na Madeira, marcando o início das emissões regulares.
1974 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Às 3 horas e 12 minutos do dia 25 de Abril, um grupo de militares ocupa os estúdios de Lisboa do Rádio Clube Português, transformando-o no "Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas". Às 4 horas e 26 minutos dessa madrugada é dado a conhecer ao país, através de um comunicado lido pelo jornalista Joaquim Furtado, que as Forças Armadas haviam saído para a rua, dispostas a derrubar o regime de então e a estabelecer a democracia em Portugal. (Bravo, 1999)

No dia 25 de Abril dá-se a ocupação militar dos estúdios do Lumiar por uma força da Escola Prática de Administração Militar.

Cobertura de alguns acontecimentos referentes à Revolução de Abril, nomeadamente o assalto ao Quartel do Carmo, a libertação dos presos políticos de Caxias, a celebração do 1º de Maio. (link para as imagens)

Em Maio a RTP vê a sua concessão suspensa, passando o serviço de radiotelevisão a ser gerido pelo governo, nos termos do Decreto-Lei 278/74.

Entrada em funcionamento das câmaras portáteis de vídeo (vtp’s).
1975 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 10 de Agosto iniciam-se as emissões regulares da RTP-Açores, a partir dos estúdios de Ponta Delgada.
Nacionalização da Rádio em Portugal na sequência dos acontecimentos do 25 de Novembro. A maioria das estações portuguesas de radiodifusão no território continental, foram nacionalizadas, entre elas contam-se o Rádio Clube Português, os Emissores Associados de Lisboa que compreendiam Rádio Graça, Clube Radiofónico de Portugal, Rádio Peninsular e Rádio Voz de Lisboa. Por pertencerem ao RCP, foram também nacionalizadas a Rádio Alto Douro, na Régua e Rádio Ribatejo, em Santarém. (Bravo, 1999; Maia, 1995)
Não foram incluídas nesta acção, a Rádio Renascença e a Rádio Altitude. O mesmo Decreto-Lei 674 C extingue a Emissora Nacional e cria a Empresa Pública de Radiodifusão que se viria a tornar na Radiodifusão Portuguesa, EP em 23 de Fevereiro pelo Decreto-Lei nº 153.
A Empresa Pública de Radiodifusão aglutinava numa única entidade a Emissora Nacional, o Rádio Clube Português e, por via deste, os Emissores Norte Reunidos, os Emissores Associados de Lisboa, J. Ferreira e Companhia Lda. e os Emissores do Clube Radiofónico de Portugal, do Rádio Graça, da Rádio Peninsular e da Rádio Voz de Lisboa.
A Sony lança o formato para uso doméstico Betamax, que utiliza uma fita de cassete de 0,5 polegada. Este formato utiliza o sistema de vídeo-composto, gravando a luminância (Y), que corresponde à gama de cinza, indo de preto ao branco e a crominância (C) que corresponde às cores.
Cobertura televisiva do 11 de Março e das primeiras eleições livres para a Assembleia Constituinte no dia 25 de Abril.
Ano marcado pela emissão de debates em estúdio, de entre os quais ficou para a memória dos portugueses o frente a frente entre Mário Soares e Álvaro Cunhal.
Nacionalização da RTP que, por Decreto-Lei nº 674-D/75 de 2 de Dezembro, passa a designar-se Radiotelevisão Portuguesa, EP.
1976 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A Emissora Nacional passa a designar-se RDP, Radiodifusão Portuguesa. É criada a Antena 2 cuja programação é baseada em música clássica e programas culturais.

A empresa BOSCH (Alemanha) apresentou um novo formato de fita designado “Type B”, que teve pouca projecção fora da Europa.
A AMPEX em associação com a SONY, apresentou o formato “Type C”, que se tornou o mais popular entre as emissoras de TV do mundo todo. O formato de 1 polegada “Type C” foi o último a utilizar fitas em carretel aberto.
A JVC (Japan Victor Company) lança o formato para uso doméstico VHS (vídeo Home System). Tal como o Betamax, este formato utiliza o sistema de vídeo-composto, gravando a luminância (Y), que corresponde à gama de cinza, indo de preto ao branco e a crominância ( C ) que corresponde às cores.
Início das emissões experimentais a cores em Portugal com a transmissão das eleições para a Assembleia da República, para as Presidenciais e para as Autarquias Locais.
1977 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Nascem as primeiras rádios piratas, também designadas por rádios livres, em Portugal: em Lisboa a Rádio Juventude, considerada uma das primeiras, a Rádio Arremesso e, no Porto, a Rádio Caos.

A Conferência Administrativa Mundial de Radiocomunicações procedeu a uma profunda revisão do Regulamento das Radiocomunicações de 1959, liberalizando a banda destinada à Frequência Modulada, alargando o limite superior de banda destinada ao FM para 108MHz. Esta resolução provocou o aparecimento de rádios piratas por toda a Europa.

Transmissão da primeira telenovela na televisão portuguesa “Gabriela”.

Em Novembro entra em serviço o Centro Emissor de Bornes.

A 18 de Dezembro é feita a primeira transmissão via satélite, para os Açores.
1978 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A RTP é eleita para o Conselho de Administração da União Europeia da Radiodifusão (UER).

A 16 de Outubro o 2º Canal torna-se autónomo, passando a concorrer com o 1º Canal.
1979 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Mudança da sede da RTP na Rua de S. Domingos, na Lapa, para a Avenida 5 de Outubro.

A 27 de Janeiro entra em funcionamento uma delegação da RTP na Horta, Açores.

Surge o LASER DISC, LD ou VIDEO DISC, da Philips e da Sony que colaboraram para tornar a imagem digital realidade. O som e a imagem eram gravados digitalmente e impressos como micro-pontos num disco. Um laser fazia a varredura da informação e convertia a mesma em imagens e som.

RTP transmite os “Jogos Sem Fronteiras”, a cores, para toda a Europa.

Início das transmissões regulares de jogos de futebol da 1ª divisão.

A 29 de Novembro é publicada a Lei da Radiotelevisão (lei nº 75/79), que regula o regime e a actividade de radiotelevisão em território nacional ou sob administração portuguesa.

A 12 de Março surge a Rádio Comercial, na sequência da reestruturação da RDP, constituindo-se como o canal comercial da radiodifusão portuguesa.
1980 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides O dia 7 de Março marca o início das emissões regulares a cores, com o Festival RTP da Canção, transmitido em directo do Teatro Municipal de São Luís, cujo vencedor foi José Cid com a canção “Um grande, grande amor”. (link para as imagens)

Pelo Decreto-Lei 321/80, de 22 de Agosto, entra em vigor o Estatuto da Empresa Pública Radiotelevisão Portuguesa, EP.

A 1 de Junho é fundada a CNN (Cable News Network), uma rede de televisão norte-americana.
A 1 de Agosto é fundada a MTV, um canal de televisão norte-americana.
1981 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Março é feito o primeiro pedido de licenciamento da TSF – Rádio Jornal, posterior TSF – Rádio Notícias.

A partir de 27 de Junho o Centro de Produção do Porto começa a apresentar programas de produção própria no 2º Canal.
1982 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Aparecimento várias estações piratas de radiodifusão nomeadamente: "Rádio Antena Livre" em Abrantes, "Rádio Universo", em Vila Nova de Gaia, "Rádio Nova", no Porto, "Rádio Livre Internacional", em Lisboa e Coimbra, "Rádio Hertz", em Tomar.

Surge o BETACAM, formato de fita apresentado pela Sony no início de 1981, e que começou a ser comercializado em 1982, apenas para o uso profissional. O Betacam substituiu o formato U-Matic.

Transmissão da primeira telenovela portuguesa “Vila Faia”. (link para as imagens)

Em Abril entra em funcionamento o Centro Emissor de São Miguel.

A 10 de Agosto o Centro Regional dos Açores inicia as emissões regulares a cor.

A 24 de Setembro o Centro Regional da Madeira inicia as emissões regulares a cor.

A 16 de Novembro começam as transmissões, via satélite, para a Madeira.
1983 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Janeiro entra em funcionamento o Centro Emissor da Marofa.
1984 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides É publicado o Decreto-Lei 167/84 de 22 de Maio, que institui o Estatuto da Radiodifusão Portuguesa, EP.

A 17 de Junho começam as emissões experimentais, em Lisboa, da TSF – Rádio Jornal.

A 21 de Outubro é feita a primeira transmissão em directo de um Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal (Estoril), distinguida pela Formula One Constructions Associators com o prémio FOCA para a melhor realização do ano.
1985 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Surge o VIDEO 8MM ou V8 lançado pela Sony. Tinha a vantagem do formato de fita de 8mm ser muito menor que os concorrentes VHS e Betamax, mantendo a mesma qualidade de imagem.

Realização da primeira MAT - Mostra Atlântica de Televisão, festival de televisão, realizada nos Açores.

A 7 de Dezembro instalação em Faro de uma Delegação da RTP.
1986 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Criação do projecto Eureka 147, um consórcio de empresas coordenado pela União Europeia de Radiodifusão, que implementa na Europa o DAB (Digital Audio Broadcasting), um sistema digital de rádio com vista a substituir as emissões analógicas de FM.

Surge o BETACAM-SP, uma evolução do formato Betacam e que oferece uma resolução de imagem superior à anterior.

Em Abril a Sony apresenta o protótipo do formato D1, o primeiro gravador de vídeo Digital.

A 8 de Outubro é inaugurado o Centro de Emissão no edifício sede, na Avenida 5 de Outubro.

O Canal 2 transmite as emissões do projecto EUROPA TV, primeira experiência de televisão paneuropeia de televisão.

A 18 de Julho é inaugurada a primeira delegação da RTP no estrangeiro em Bruxelas.
1987 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 11 de Março, surge a Lei-quadro de Licenciamento de Estações Emissoras de Radiodifusão (Lei 8/87).

A Rádio Renascença inaugura outro canal em FM estéreo, a RFM.

Criação da France Info, a única rádio em França com informação 24 horas por dia.

Início da comercialização do RDS, Radio Data System (sistema de dados na rádio).

A Panasonic e a JVC lançam um novo formato doméstico o Super VHS (S-VHS), uma versão melhorada do formato VHS, que utiliza luminância (Y) separada da crominância (C).

Entram em funcionamento os Centros Emissores de São Macário (16 de Abril) e de Palmela (9 de Novembro).
1988 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Entre os dias 5 e 9 de Maio a RTP organiza, em Lisboa, o 1º Encontro de Estações de TV de Língua Portuguesa.

A 29 de Fevereiro iniciam-se as emissões regulares da TSF – Rádio Jornal.

Início do processo de legalização das rádios piratas portuguesas.

Inauguração, a 16 de Novembro, das novas instalações da RDP Internacional na Rua de S. Marçal.

A 28 de Fevereiro entra em funcionamento uma delegação da RTP em Maputo (Moçambique).

A 7 de Julho entra em funcionamento a delegação de informação da RTP em Vila Real e um Centro Emissor no Marão, a 14 de Julho o Centro Emissor da RTP em Évora, a 21 de Julho a Delegação de Informação da RTP em Viseu, a 29 de Julho a Delegação de Informação da RTP em Coimbra, a 26 de Outubro o Centro Emissor de Valença, a 15 de Novembro o Centro Emissor do Mosteiro, em Dezembro o Centro Emissor do Morro Alto (Flores), nos Açores.

Surgem os primeiros CD-R’s.
1989 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Surge o HI-8 (High-Band Vídeo-8), lançado pela Sony como evolução do formato 8MM.

Em Maio entram em funcionamento o Centro Emissor de Cabeço Gordo (Faial), nos Açores, a 28 de Julho o Centro Emissor de Leiranco, em Setembro uma Delegação de Informação da RTP em Moscovo e a 29 de Novembro o Centro Emissor da Gardunha.

A 14 de Novembro é inaugurada a Televisão Experimental da Guiné-Bissau (TVE-GB), cuja montagem foi da responsabilidade da RTP.
1990 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides O Governo atribui a gestão e exploração dos sistemas de transporte e difusão de sinal TV a uma sociedade anónima de capitais maioritariamente públicos, a TDP. Teledifusora de Portugal SA.

Pela Lei nº 58/90 de 7 de Setembro, entra em vigor o Novo Regime da Actividade de Televisão-Lei da Televisão. Este novo regime tem por objectivo regular o exercício da actividade de televisão no território nacional.
À RTP é atribuída a concessão do serviço público de televisão, pelo prazo de 15 anos, renovável por igual período, considerando-se abrangidas as redes de cobertura de âmbito geral que integram as frequências correspondentes ao 1º e 2º canais. Os direitos de concessão são intransmissíveis.

O Decreto-Lei nº401/90 de 20 de Dezembro, aprova o Plano Técnico das Frequências e as Condições Técnicas necessárias para o exercício da actividade de televisão, através de 4 redes de cobertura de âmbito geral, em conformidade com a Lei nº58/90.
1991 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Fim do pagamento da Taxa de Televisão por Decreto Lei nº 53/91, transferência da rede emissora da RTP, para a dependência da Teledifusora de Portugal (TDP) e a atribuição à RTP (Portaria nº 111/91) a responsabilidade pela constituição e guarda do património audiovisual de interesse público, estabelecendo-se as normas de acesso.

A 1 de Maio é fundada a Associação de Rádios de Inspiração Cristã (ARIC).

Trevor Baylis (Inglaterra), inventa o rádio gerador, aparelho que gera a sua própria energia sem necessidade de pilhas ou ligação eléctrica.

Os MiniDiscs lançados pela Sony consistem num disco digital desenvolvido como um equipamento para gravação e reprodução utilizando um disco menor que o CD para substituir a cassete.

Em Fevereiro é concluído o projecto, elaborado pela RTP, para o Centro de Produção da Televisão Experimental de Moçambique (TVE-M)

A 12 de Março entra em funcionamento uma Delegação da RTP em Luanda, Angola.

A 24 de Julho entra em funcionamento a Delegação de Informação da RTP em Washington, EUA e a 25 de Setembro a Delegação de Informação da RTP em Bragança.

Criação da Organização de Televisões de Língua Portuguesa, durante o 3º Encontro de Televisões de Língua Portuguesa, em Cabo verde.
1992 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 14 de Maio é inaugurado, em Lisboa, o Museu da Rádio inicialmente previsto para ser um Museu Nacional e mais tarde convertido em Museu de Empresa.

A ideia de fundar o Museu da Rádio surgiu no Rádio Clube Português, e José do Nascimento foi o seu grande impulsionador, juntamente com Manuel Bravo e Armando Leston Martins, também funcionários do RCP. O projecto para a constituição do Museu foi aprovado, em 1965, por Júlio Botelho Moniz, Presidente da Direcção do RCP.

É feita uma campanha, através da rádio, para que os ouvintes daquela estação enviassem os seus "velhos" receptores, para a criação de um Museu da Rádio. Na altura, todos os rádios estavam registados individualmente na Emissora Nacional, tendo cada um deles uma caderneta própria. Foi nessa altura que o RCP, estabeleceu um protocolo com a EN de modo a que os rádios oferecidos ao Museu teriam baixa automática desse registo. (Bravo, 1999; Maia, 1995)

Início das emissões regulares da RTP Internacional a 10 de Junho.

A Radiotelevisão Portuguesa, Empresa Pública é transformada, pelo Decreto-Lei 21/92 de 14 de Agosto em Radiotelevisão Portuguesa, Sociedade Anónima.

Início das emissões da SIC, primeira televisão privada em Portugal a 6 de Outubro.
1993 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 1 de Janeiro é criado o Euronews, um canal de televisão europeu de notícias.

Privatização da Rádio Comercial.

Início das emissões da TVI, segunda televisão privada em Portugal a 20 de Fevereiro.

A 9 de Setembro inaugura-se a estação terrena de recepção da RTP Internacional em Macau, cuja emissão passa a estar disponível em exclusivo através da TDM.

Surge o BETACAM DIGITAL ou DIGI-BETA, uma evolução com gravação digital do formato Betacam-SP.
1994 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 10 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 2/94, a RDP é transformada em Sociedade Anónima.

Inauguração oficial da Antena 3, a 26 de Abril, que se destaca por promover a nova música portuguesa (ao longo dos anos descobriu algumas das mais importantes bandas nacionais).

A 1 de Julho a emissão da RTPI para o continente norte-americano deixa de ser codificada.
A 1 de Agosto inicia-se a retransmissão da RTPI na TV Nacional de Cabo Verde.
A 6 de Novembro inauguração do 2º canal de televisão da Televisão Nacional de Cabo Verde, integralmente preenchido com a programação da RTPI.

Em Outubro aparece a TV Cabo com serviços de televisão por cabo, mas só a 14 de Julho de 1998 vê a sua actividade favorecida com a aprovação da nova Lei da Televisão (nº 31-A/98) que permitiu estabelecer uma relação diferente no acesso e na actividade da televisão.

A 12 de Novembro início das transmissões do Canal 1 e TV2 nos Açores e Madeira através da TV por cabo.

A 11 de Dezembro a RTPI passa a ser acessível, por cabo, na região de Paris.

É apresentado pela 1ª vez o formato digital DV (Digital Vídeo). Sistema que utiliza uma compressão de dados 5:1 no formato componente (Y, R-Y, B-Y), idêntico ao sistema Betacam. Oferece alta qualidade digital de imagem (500 linhas de resolução) e áudio (48 MHz – 16 bit – estéreo), eliminando problemas comuns como drop outs.

13 de Dezembro é criada a France 5, um canal de televisão público francês.
1995 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A RDP África surge como um novo canal vocacionado para os países africanos de língua portuguesa.

Surge o DVCAM, formato de fita digital profissional desenvolvido pela Sony.

A 9 de Fevereiro a RTP e a Marconi celebram 3 contratos de aluguer de meios de satélite destinados às emissões da RTPI e à transmissão dos sinais do Canal 1 e TV 2 para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

A 8 de Março os ministros de Portugal e Angola, responsáveis pela área de Comunicação Social, Marques Mendes e Hendrick Vaal Neto, respectivamente, assinam um acordo de cooperação técnica e de intercâmbio, que permitirá à RTPI transmitir via terrestre para Angola. Por seu lado, à Televisão Angolana é dado o apoio à sua difusão em território nacional.

A 13 de Março lançamento da RTPI no Brasil, numa cerimónia no Rio de Janeiro.
A 19 de Abril é anunciado em Maputo um acordo com Moçambique para a transmissão da RTPI.
Inauguração de uma antena parabólica montada nas instalações da Fundação Oriente, que vai permitir ao Bairro das Fontainhas, em Goa, captar a RTPI.
A 10 de Junho a RTPI passa a emitir 24 horas por dia.
A 14 de Junho a emissão da RTPI passou a ser vista em directo em Macau através do canal português da TDM entre 14 e as 18 horas, em complemento à programação normal.
A 27 de Junho é inaugurada a rede de difusão terrestre em S. Tomé e Príncipe da RTPI.
A 3 de Julho a RTP entrega na Cidade da Praia, à Televisão de Cabo Verde, equipamento para produção em estúdio e material de reportagem.
A 1 de Novembro a RTPI passa a ser consultável na Internet.
1996 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides São dados os primeiros passos para o DRM, Digital Rádio Mondiale, um sistema que prevê a digitalização da AM (Onda Média, Onda Longa e Onda Curta).

A 28 de Janeiro início das emissões regulares da RTPI para as regiões da Ásia e Pacífico, através do satélite chinês ASIASAT-2 (RTPI em Timor).

A 18 de Abril a RTP e a TV Abril acordam a transmissão para o Brasil, através do satélite BrasilSat 1, permitindo a todas as redes de cabo e de MMDS a transmissão do sinal.
A 10 de Junho é feito o anúncio pelo ministro-adjunto Jorge Coelho, da criação da RTP África, no Fórum da Comunicação.

A 12 de Julho durante o Fórum da Comissão, foi criada a associação Televisões de Língua Portuguesa (TVLP), no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no sentido de privilegiar todas as formas de colaboração que apoiem a produção e distribuição de programas em língua portuguesa pelos canais dos seus países membros: TPA (Angola), TV Cultura, TV Abril e TV Educativas (Brasil), TVCN (Cabo verde), TVM (Moçambique), TVS (S. Tomé e Príncipe), RTP e a Televisão da Guiné-Bissau.
O objectivo da TVLP é aproximar os países da língua portuguesa e assegurar a transmissão de programas que foquem os valores os valores e a cultura desta comunidade.

A 31 de Dezembro é revisto o texto do contrato de Concessão de Serviço Público da Televisão celebrado em 17 de Março de 1993 e sua substituição integral pelo novo Contrato entre o Estado Português e a Radiotelevisão, SA.

A Toshiba e a Panasonic apresentam no Japão os primeiros DVD Player para uso doméstico, o Toshiba SD-3000 e o Panasonic A-100.
1997 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Primeiras licenças de radiodifusão digital nos EUA.

A 1 de Janeiro têm início as emissões de teletexto.

A 7 de Março inauguração das emissões da RTP África.

Inauguração das emissões regionais de informação (Lisboa, Porto, Bragança, Coimbra, Évora e Faro).

A Sony apresenta o primeiro disco CD-RW, o CD regravável.

A Pioneer apresenta o primeiro disco DVD-R, com o tamanho de um CD e capacidade de armazenamento de 4,7GB, compatível com a maioria dos DVD Player.

A Sony lança o HDCAM, uma versão em HDTV para o formato Betacam Digital.
1998 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Portugal passa a dispor, progressivamente, do sistema de radiodifusão sonora digital: DAB - Digital Audio Broadcasting - projecto pioneiro no país, cuja licença, foi atribuída em 1999 à RDP.

A nova Lei da Televisão (Decreto-Lei n. 237/98), põe fim ao monopólio da televisão generalista, permitindo a existência de canais temáticos, bem como o arranque da televisão regional e local.

O primeiro canal temático português surgiu a 16 de Setembro, com a Sport TV, canal temático dedicado ao desporto.

Início das emissões regulares da RTP África a 7 de Janeiro.

Cobertura televisiva da Exposição Expo 98 e da inauguração da Ponte Vasco da Gama.
1999 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Surge o Digital-8 ou D8, uma versão digital do formato 8mm, lançado pela Sony para concorrer com o formato Mini-DV.

Em Dezembro de 1999 a Pioneer apresentou DVR-1000, primeiro gravador de DVD de mesa.

2000 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A RDP é incluída na Portugal Global, SGPS, a holding criada para agrupar os média estatais, e que viria a ser extinta em 2003 no âmbito da reestruturação do sector.
2001 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Abertura do concurso público para a atribuição de uma licença de âmbito nacional para o estabelecimento e exploração de uma plataforma de televisão digital terrestre (TDT), por despacho do Ministro do Equipamento Social, de 7 de Abril de 2001 (Aviso n.º 5520-A/2001, de 7 de Abril ).
2003 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Maio o consórcio formado pela Sony e Panasonic apresenta o Blu-Ray como sucessor do DVD, cuja alta capacidade de armazenamento de imagens (25GB contra 4.7GB do DVD-R normal), permite efectuar gravações em alta definição.

Em Março a Media Capital inaugura uma nova emissora com o nome de Rádio Clube Português, utilizando as frequências da ex-Rádio Correio da Manhã no Sul e algumas rádios locais a Norte.

A Radiotelevisão Portuguesa, S. A., sociedade anónima, é transformada, pelo Decreto-Lei 33/2003 de 2 de Agosto, em sociedade gestora de participações sociais, passando a denominar-se Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, S. A.

A 16 de Junho primeira emissão em DRM, Digital Radio Mondiale, durante a Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC 2003) da União Internacional de Telecomunicações, em Genebra, Suíça.

Em Novembro um consórcio formado pela Toshiba, NEC, Sanyo, Microsoft e Intel, apresenta o primeiro protótipo do HD-DVD, um concorrente directo do Blu-Ray. Operando com discos de 15 a 30GB, possui um sistema de gravação em HDTV (High Definition Television).
2004 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Reorganização dos media estatais com a criação da Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, holding que reúne RDP e RTP. Esta remodelação contempla, ainda, a partilha de instalações e serviços na nova sede conjunta da Avenida Marechal Gomes da Costa, em Lisboa e em algumas delegações regionais.
A taxa de radiodifusão sonora, até aí financiamento exclusivo da RDP, passa a estar afecta aos dois operadores de serviço público, e são suprimidas as emissões locais da RDP Norte, Centro e Sul.

A 31 de Março a Rádio e Televisão de Portugal inaugura a nova sede na Avenida Marechal Gomes da Costa.
Surge o primeiro canal temático da RTP para a televisão por cabo, a RTPN, cujas emissões se iniciam em 31 de Maio.
A 4 de Outubro iniciam-se as emissões experimentais da RTP Memória, 2º canal temático da RTP para emissão por cabo. A 6 de Dezembro iniciam-se as emissões regulares.
A RTP Internacional passou todo o seu sistema de distribuição por satélite para digital.
2005 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Maio a Comissão Europeia adopta a comunicação ''Acelerar a transição da radiodifusão analógica para a digital'', na qual são fixados os objectivos da política comunitária neste âmbito e é proposto o ano de 2012 como prazo limite para o encerramento (switch-off) das emissões analógicas em todos os Estados-Membros.
2006 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Criação do Provedor do Ouvinte e do Provedor do Telespectador nos serviços públicos de rádio e de televisão, pelo Decreto-Lei n.º 2/2006 de 14 de Fevereiro.

A 16 de Maio a RDP lança uma nova rádio em formato digital: a Rádio Mozart.

Setembro, início das emissões da RTP Mobile.

Entrada em funções da ERC, Entidade Reguladora para a Comunicação Social (criada pelo Decreto Lei 53/2005, de 8 de Novembro), com a incumbência de proceder à regulação e supervisão de todas as entidades com actividades de comunicação social em Portugal.


Maio/Junho de 2006 realiza-se a Conferência Regional de Radiocomunicações (RRC-06) da União Internacional de Telecomunicações (UIT), na qual foi desenvolvido o plano internacional de frequências para a radiodifusão digital terrestre e definido o período de transição analógico/digital, durante o qual as estações analógicas de televisão terão direito a protecção, até 2015.
2007 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Reestruturação da Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, S. A, concessionária do serviço público de rádio e televisão, pelo Decreto-Lei n.º 8/2007 de 14 de Fevereiro, passando a denominar-se Rádio e Televisão de Portugal, S. A.

Inauguração das novas instalações do Centro de Produção da RTP, na Avenida Marechal Gomes da Costa, a 7 de Março.
2008 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Fevereiro lançamento de dois concursos públicos no âmbito da introdução da Televisão Digital Terrestre - TDT em Portugal.

A 3 de Abril a RDP lança a Rádio Lusitânia, disponível online, dedicada à música portuguesa, com particular destaque para os clássicos nacionais que marcaram os últimos 40 anos.

Em Junho a RDP criou a Rádio Euro, disponível online, com vista a cobrir o evento.

A 16 e 20 de Outubro homologação das propostas da comissão de análise dos concursos públicos no âmbito da introdução da Televisão Digital Terrestre - TDT em Portugal.

A ANACOM atribuiu, em 9 de Dezembro, à PT Comunicações, S.A. um direito de utilização de frequências, de âmbito nacional, para a prestação do serviço de radiodifusão televisiva digital terrestre (TDT) destinado à transmissão de serviços de programas televisivos de acesso não condicionado livre, a que está associado o Multiplexer A (MUX A).
2009 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em Março inauguração do núcleo museológico da Madeira e do Museu Virtual da RTP.

RDP lança, em Abril, uma nova rádio online, a Rádio Haydn, dedicada ao compositor Joseph Haydn.

Início das emissões experimentais da Televisão Digital Terrestre (TDT), a 29 de Abril.

Inauguração oficial da Colecção Visitável Museológica de Rádio e de Televisão, a 15 de Outubro.
2011 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em maio arranca o projeto “Academia RTP” que “assume um papel relevante na formação da próxima geração de profissionais de Media, integrando o conhecimento da jovem geração digital, a criatividade, ideias e abordagens inovadoras, para a produção de novos conteúdos e novos modelos de produção de origem portuguesa, com qualidade para emissão nas diferentes plataformas RTP”.
2011 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides O canal RTPN passou a designar-se RTP Informação, em 19 de Setembro
2012 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Em 2012 a RTP iniciou oficialmente emissões de teste na RTP 2 em 16:9 anamórfico.
A primeira emissão totalmente em 16:9 foi no dia 27 de abril, com o programa Zig Zag.
26 abril é a data do fim (switch-off) das emissões de televisão analógica terrestre. Assim, o serviço de televisão terrestre deixou de estar disponível por via analógica, passando a estar apenas por via digital.
2012 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides RTP Play, plataforma dedicada às emissões em direto de televisão e rádio e programas on-demand.
2012 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A Assembleia Geral da UNESCO proclama o Dia Mundial do Rádio, celebrado anualmente no dia 13 de fevereiro.
2014 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides No dia 14 de janeiro é criada a RTP Ensina, plataforma dedicada a programas do serviço público de rádio e de televisão que podem ser úteis para educação.
2014 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 27 de março é lançada uma plataforma dedicada ao acesso do acervo histórico, organizado por coleções temáticas.
RTP Arquivos reúne conteúdos de interesse público da RTP desde o início das emissões regulares de televisão e rádio (1957 e 1937) até aos dias de hoje.
2015 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A partir do dia 5 de outubro, a RTP Informação passa a designar-se RTP 3, canal dedicado à informação e magazines.
2015 Efeméride ver mais
+
-
Efeméride A rádio pública celebra 80 anos.
2016 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides RTP Arena eSports, cujas transmissões começaram a 29 de abril, é uma plataforma online dedicada à divulgação de informações e notícias de campeonatos nacionais e internacionais de jogos eletrónicos.
2016 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides No dia 1 de dezembro, a RTP3 e a RTP Memória entram para a TDT, passando a ser emitidas em sinal aberto.
2016 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides Rádio ZigZag inicia as emissões a 19 de setembro.
Baseada no programa de televisão da RTP, com o mesmo nome, esta rádio online é feita para crianças dos 5 aos 9 anos de idade.
2017 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides A 07 de março a RTP celebra 60 anos.
2017 Efemérides ver mais
+
-
Efemérides No dia 13 de maio, Portugal vence pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção com a canção “Amar pelos dois” com interpretação de Salvador Sobral, composição de Luís Figueiredo e letra de Luísa Sobral.
1819
1821
1825
1831
1835
1840
1842
1844
1851
1853
1857
1858
1864
1873
1875
1876
1877
1877
1878
1878
1878
1880
1881
1883
1884
1884
1887
1887
1887
1890
1890
1893
1895
1895
1895
1896
1897
1897
1897
1898
1899
1900
1900
1901
1902
1903
1904
1904
1905
1906
1906
1907
1908
1908
1910
1911
1912
1913
1914
1916
1917
1918
1919
1920
1921
1922
1923
1923
1923
1924
1924
1925
1925
1926
1927
1927
1928
1929
1930
1931
1931
1932
1933
1934
1935
1936
1937
1938
1939
1940
1941
1942
1943
1945
1946
1947
1948
1949
1950
1951
1952
1953
1954
1955
1956
1956
1957
1958
1959
1960
1961
1962
1963
1964
1965
1966
1967
1968
1969
1970
1971
1972
1974
1975
1976
1977
1978
1979
1980
1981
1982
1983
1984
1985
1986
1987
1988
1989
1990
1991
1992
1993
1994
1995
1996
1997
1998
1999
2000
2001
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2011
2011
2012
2012
2012
2014
2014
2015
2015
2016
2016
2016
2017
2017