Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

Arraste para navegar
Breve cronologia:

1920
Em Novembro, realiza-se a primeira transmissão com horário e programação, a nível mundial, feita por uma organização comercial, a estação KDKA, que transmite, a partir da Pensilvânia, a eleição presidencial de Warren Harding.
Primeiros ensaios de transmissão entre a América do Norte e Inglaterra, através de onda curta.

(Continuar a ler)
Breve cronologia:

1921 

Atribuídas as primeiras licenças para estabelecimento de estações emissoras de radiodifusão, na América do Norte. 

Em Julho, a RCA faz a primeira transmissão de um evento desportivo, o combate de boxe Dempsey-Carpentier.

1922 

O governo concedeu à companhia inglesa Marconi a exploração de postos de comunicação via rádio (a companhia ficou com o monopólio da rádio internacional mas, em contrapartida, com a incumbência de criar uma companhia portuguesa para explorar a telegrafia sem fios em território nacional).

A 2 de Junho é inaugurado o posto TSF da ilha da Madeira, instalado no edifício da estação telegráfica do Funchal.

A 6 de Outubro, é inaugurada, em França, a estação “Radiola”, da Sociedade Francesa Radioeléctrica, a primeira a incluir programas musicais a par dos informativos.

Criação da BBC (18 de outubro), British Broadcasting Company, cuja designação é alterada em 1927 para British Broadcasting Corporation.

1923 

Criação da ORSEC (de António e Francisco Borges / Porto). 

Em Setembro é fundada, em Lisboa, por José Celestino Soares, a primeira associação científica portuguesa de amadores de T.S.F, a “Rádio Academia de Portugal”.

A 27 de Novembro, radioamadores de Hartford, Connecticut, e Nice, em França, transmitem as primeiras mensagens transatlânticas nos dois sentidos, no comprimento de onda de 100 metros.

1924 

Abílio Nunes dos Santos Júnior, considerado o pai da radiodifusão em Portugal, dá início às transmissões experimentais de música e palavra, a partir do seu emissor instalado no edifício dos “Grandes Armazéns do Chiado”, propriedade do seu pai e tio e que, sob a designação de P1AA – Rádio Lisboa, é escutado em toda a cidade e arredores. 

Editado o primeiro número da revista “A TSF em Portugal”. Criação da Sociedade Portuguesa de Amadores de TSF (extinta em 1925).  

1925 

Abílio Nunes dos Santos inicia as emissões regulares, já com a indicação de CT1AA – Rádio Portugal, , desta vez com instalações na Avenida António Augusto de Aguiar. 

Criação da Rádio Condes (de Arnaldo Abreu / Lisboa); Ideal Rádio (de Júlio Silva /Porto); Rádio Porto (de António Rodrigues / Porto); CT1DH (de Raul Sales / Lisboa).

1926 

Criação da Rede dos Emissores Portugueses, presidida por Eugénio de Avilez. 

1927 

Criação do CT1CZ- Rádio Coimbra.

Realização da primeira Conferência Mundial de Radiodifusão onde são revistas e definidas as frequências a atribuir aos serviços de rádio existentes na época (fixo, móvel marítimo e aeronáutico, radiodifusão, amador e experimental).

1928 

Criação do CT1DY (deu origem, em 1931, ao Rádio Clube Português / Botelho Moniz / Parede); Hertziana– CT1BO (de Abílio Cunha / Lisboa). 

1929 

Criação da Rádio Sonora (de Francisco Lacombe Neves / Lisboa) e da Rádio Motorola (de Amadeu e Fernando Laranjeira / Lisboa).

1930

Criação da Sonora Rádio (de Agostinho Antero e José Alberto Calheiros Lobo / Porto).

O governo cria a Direção dos Serviços Radioelétricos (Decreto n.º 17.899, de 29 de Janeiro de 1930), sob a tutela dos CTT, autoriza a aquisição de um emissor de Onda Média e outro de Onda Curta, lança a ideia de estação pública de radiodifusão e do pagamento de taxas. O diploma declara “monopólio de Estado todos os serviços de radiotelefonia, radiodifusão e outros que venham a ser descobertos e se relacionem com a radioeletricidade”. 

Primeira transmissão de rádio à volta do Mundo feita a partir de Schenectady, Nova Iorque.