voltar à homepage do site
separadorseparadorseparadorseparadorseparador
 

  • créditos

Texto:
Vasco Hogan Teves

Prólogo:
António Barreto

Responsável das Comemorações dos 50 Anos da RTP
Luís Andrade

 

A maior parte das imagens que ilustram o texto deste livro - valorizando-o, sobremaneira - provêem dos Arquivos da RTP, estando os seus originais em suportes fotográfico, fílmico e vídeo. Principalmente neste último caso, e uma vez que as reproduções se fizeram a partir do ecrã, normal é que se detetem anomalias quanto a qualidade. Estamos certos que a compreensão do leitor relevará tal facto, tanto mais que o reconhecemos consciente de que um trabalho como este não pode dispensar documentos dificilmente obtidos de outro modo. Como também se entende não dever ser ignorada a circunstância da actividade televisiva ter o “rosto” que se mostra na “caixa”.

No que respeita às peças fotográficas, sabe-se que a maioria das que se incluíram foi produzida por profissionais vinculados à RTP. As restantes, e por que não foi possível encontrar – como se desejava – o correcto relacionamento entre autores e originais, subordinámo-las aos nomes que se apuraram, após pesquisa que, embora exaustiva, poderá ter deixado de fora alguns profissionais. A omissão é, naturalmente, involuntária e para ela se pede compreensão. Todos merecem um agradecimetno muito especial do Autor que, agora, regista as seguintas colaborações: Adão Pinto, AGF-Bernardinatti (Trento, Itália), Alberto Santos, Ângelo Lucas, Augusto Cabrita, Carlos da Silva, Fátima Costa, Fernando Cruz, Fernando Galamba, Firmino Santos, Foto Jovial (Horta, Açores), Foto Rodrigues, Franck Regourd (Macau), Henrique Castro, João Ribeiro, Jõao Tuna, Jorge Jacinto, José Figueiredo, José Manuel Tudela, José Nascimento, Lino Pepe, Manuel Maria, Marcelo Ortega, Murillo, Nica Saraiva Lobo, Nuno Ortega, Olavo Moreira, Pedro Martins, Pedro Mora, Rodrigo Nunes, Rolando Oliveira, Rui Carlos Mateus, Silva Moura, Sílvio Oliveira, Teresa Sousa e Testa Santos.

 

O Autor agradece, igualmente, aos vários serviços da RTP com os quais teve de contactar para levar a bom termo este trabalho. Todos eles se mostraram disponíveis e colaborantes, reconhecendo-se e louvando-se o entusiasmo com que acolheram esta “História”, que também é sua. Há, todavia, o dever de salientar as mais constantes e proveitosas colaborações: da Comissão Executiva dos 50 Anos da RTP; e das áreas de Arquivo, Documentação, Multimédia e Marketing.

menu de artigos

diminuir letra aumentar letra Imprimir Enviar
Footer