voltar à homepage do site
separadorseparadorseparadorseparadorseparador
 

  • concelho de administração

A RTP celebra em 2007 cinquenta anos de vida. Ao longo desse tempo, Portugal e o Mundo conheceram grandes desenvolvimentos, retratados pela RTP dia após dia, através de grandes e pequenos programas de informação, de entretenimento e de cultura.

Este Livro constitui uma viagem fascinante e bem documentada pelo mundo da RTP. Mas é também uma viagem por um País que mudou com a Televisão – e que, em certosmomentos históricos, mudou mesmo por causa da sua Televisão.

A RTP de hoje é bem diferente daquela que começou a saga da televisão em Portugal.Reestruturada e modernizada, e recentemente associada ao mundo da rádio, encontra-se agora mais capaz para enfrentar um futuro seguramente mais desafiador, mas também mais confortante, com sentido de dever cumprido.

Neste contexto, este Livro representa um simbólico virar de página. De um lado, temos uma RTP que não esquece as suas origens, nem receia revisitar o seu passado de que se orgulha. Mas do outro, está uma RTP claramente voltada para o futuro, que enfrentará com optimismo e esperança.

O livro pretende ser o testemunho de vida da existência da RTP e assume-se como um repositório dos sucessos e insucessos de uma empresa pública de referência, titular de uma das mais notórias e emblemáticas marcas portuguesas.

A versão impressa do livro proporciona uma síntese dos factos mais relevantes deste meio de século de actividade e aqueles que o desejarem poderão consultar a versão integral do trabalho de Vasco Hogan Teves, que se encontra reproduzida no CD e que integra esta edição. Também está disponível no sítio da RTP, na Internet.

Trata-se de um livro de autor, a meio caminho entre o testemunho histórico e a crónica de factos passados, com opiniões do seu autor, pelo que não pode confundir-se com uma versão oficial, nem contém juízos definitivos sobre os factos relatados.

É devido o nosso reconhecimento ao Prof. António Barreto, por ter acedido associar-se a esta obra, através de um texto que espelha todo o seu saber e a sua singular visão da sociedade portuguesa.

Também o nosso reconhecimento a Vasco Hogan Teves, pelo trabalho de recolha epesquisa de toda a vasta informação documental e fotográfica.

Finalmente, uma referência às mulheres e homens que dedicaram as suas vidas a esteprojecto. É a todas elas e eles que se deve esta RTP.

Aos vindouros cabe, honrando o passado aqui esboçado, criar o futuro da RTP, queauguramos seja risonho e seja a consagração da empresa, ao serviço da televisão e dos portugueses.

 

O Conselho de Administração
Março 2007

menu de artigos

diminuir letra aumentar letra Imprimir Enviar
Footer